TOMADA DE DECISÕES

Após definição da data de 17 de agosto para a retomada de maneira remota, conselheiros apreciam detalhes de minuta de resolução

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB reúne-se nesta quinta-feira (16) para prosseguir a apreciação da minuta de resolução com detalhes sobre como ocorrerá o retorno não presencial das atividades do calendário acadêmico do 1º/2020 na UnB.

Na ocasião, também será debatida a data de encerramento do semestre, que não está definida. Ainda não há data para a matrícula em disciplinas e para o ajuste – ambos os temas serão deliberados pelo Cepe. A comunidade acadêmica pode acompanhar a reunião pelo canal da UnBTV no YouTube, a partir das 14h30.

Na última quinta-feira (9), o Cepe aprovou a data de retomada das atividades de ensino de maneira remota: 17 de agosto. A data vale para todos os cursos, de graduação e pós-graduação. A exceção são os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a distância, cujas atividades letivas foram retomadas nesta segunda-feira (13).

A definição de uma data de retomada do semestre era passo importante para que a UnB tomasse medidas operacionais relacionadas às atividades remotas. Isso inclui o lançamento de editais para garantir a conectividade dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como pagamento de auxílio ou empréstimo de máquinas a discentes sem computador ou tablet.

Ao longo do mês de junho, o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) da UnB realizou levantamento a respeito das disciplinas que poderiam ser realizadas de maneira remota. Também foi feita pesquisa social junto à comunidade universitária, para mapear as condições de acesso a recursos tecnológicos e à internet, principalmente entre os estudantes. O estudo indicou que 6% dos discentes da graduação não têm computador ou tablet e 30% precisarão de apoio para melhores condições de acesso à internet.

A administração segue em contato com representantes de estudantes, técnicos e docentes, aprimorando o diálogo sobre a volta das atividades de ensino. Também reitera seu compromisso com a inclusão e garante que todos os esforços serão feitos para garantir equanimidade na volta do calendário acadêmico.

 

Leia também:

>> UnB expulsa estudantes que fraudaram sistema de cotas

>> Conselho de Administração aprova resolução sobre trabalho remoto

>> Universidade aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico

>> Universidade retoma reuniões do Conselho Comunitário

>> Consuni aprova calendário para indicação de novo reitor

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.