TIRE SUAS DÚVIDAS

Lançamento dos editais para novos certames ainda não tem data prevista

Representante do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tira dúvidas sobre andamento dos processos seletivos de 2020. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Desde a suspensão do calendário acadêmico, em março deste ano, para manutenção da medida de isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, muitas dúvidas circundam os estudantes que pretendem entrar na UnB por meio de algum dos processos seletivos da Universidade. Entre as principais, estão a divulgação de editais e das datas de realização das seleções, a manutenção do Acesso Enem UnB e se haverá mudanças no número de vagas ofertadas para ingresso.

Para saber as perspectivas de lançamento de editais e de convocação de estudantes aprovados em processos em andamento e como ficam os certames da instituição, a Secretaria de Comunicação conversou com a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação (Dieg/DEG) da UnB, Symone Jardim. Confira:

Os editais serão lançados normalmente no segundo semestre? Os processos seletivos posteriores serão prejudicados? Isto é, deixarão de ser publicados ou oferecerão menos vagas?

Todos os processos seletivos da Universidade de Brasília estão sendo planejados com muita cautela e levando em conta a necessidade de garantir condições equânimes a todos os participantes, que, por vezes, encontram problemas para realizar ações por via digital. Assim que houver novidades, elas serão divulgadas na página do Cebraspe e nos canais oficiais da UnB. Destacamos que o calendário de aplicação de provas dos processos seletivos envolve, além da data das provas, formulação e alteração de diversas fases, que devem ser pensadas e estruturadas para que os processos possam fluir de maneira segura, sem gerar riscos para os candidatos. A UnB seguirá acompanhando, com atenção e responsabilidade, a evolução da pandemia e seus desdobramentos no Distrito Federal e no país, bem como priorizando o cuidado das pessoas e as ações para a redução do contágio pelo novo coronavírus.

Como a UnB adaptará os processos seletivos que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Ainda não há previsão de data para a publicação dos seus editais dos processos seletivos para ingresso no segundo semestre de 2020 – Transferência Facultativa, Portador de Diploma de Curso Superior e Vagas Remanescentes. No entanto, essas seleções utilizam as notas do Enem dos últimos cinco anos, ou seja, de 2019, 2018, 2017, 2016 e 2015.

O recém-criado Acesso Enem UnB será mantido?

Sim. A Universidade de Brasília continua reservando 25% de suas vagas anuais para o Acesso Enem UnB. Entretanto, assim como para os demais processos seletivos, ainda não há uma data para o lançamento deste edital. Importante esclarecer que o Acesso Enem UnB utiliza para seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UnB apenas lança edital, de inscrição gratuita, para que os interessados apresentem a nota obtida no Enem.

Considerando que o MEC sinalizou a data de aplicação das provas do Enem para janeiro e fevereiro de 2021, o vestibular tradicional ainda será realizado?

A Universidade de Brasília entende que a situação requer que cuidemos uns dos outros, com o máximo isolamento possível, buscando contribuir para a redução do contágio pelo novo coronavírus. Dessa forma, não há data para realização do vestibular. A Universidade está seguindo todas as medidas de segurança determinadas pelos comitês internos de combate à covid-19 para o planejamento dos eventos e sua posterior realização. As informações, quando disponíveis, serão divulgadas na página do Cebraspe e nos canais oficiais da UnB.

Como ficará a divulgação da lista de aprovados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) para ingresso no segundo semestre? Há possibilidade desses candidatos não serem convocados?

Todos os estudantes classificados dentro do número de vagas de cada curso serão convocados. Assim como os outros processos seletivos da Universidade de Brasília, não há previsão para o lançamento dos editais do Programa de Avaliação seriada (PAS) - Etapas 1, 2 e 3.

A UnB manterá a correspondência do PAS aos ciclos do ensino médio, sabendo que o ano letivo continua em andamento a distância?

A Universidade de Brasília esclarece que não houve, até o presente momento, nenhuma alteração na estrutura e na correspondência das etapas aos ciclos do ensino médio e as provas devem ocorrer assim que for possível o estabelecimento de condições de segurança para tal. A instituição está preocupada tanto em garantir a segurança de todos (e, no momento, é preciso evitar aglomerações) quanto em dar condições equânimes aos participantes para a eventual realização de ações por via digital.