PRÊMIO

Selo reconhece estabelecimentos que oferecem refeições de qualidade

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Restaurante Universitário (RU/DAC) recebeu, na última sexta-feira (5), o Certificado Alimenta Saúde, oferecido pelo Conselho Regional de Nutrição da 1a região (CRN-1).

Aprovada em dezembro de 2013, a certificação tem como objetivo ser um instrumento de promoção da segurança alimentar e nutricional à população que faz refeições fora de seus domicílios. Com a obtenção do selo, o local passa a ser reconhecido como estabelecimento de incentivo à saúde.

O processo para pleitear a certificação, conferida a apenas seis restaurantes no DF, começou em julho do ano passado. O restaurante precisou atender pelo menos 70% de um check list  elaborado para avaliar a produção de alimentos saudáveis, as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas, o sistema de gestão ambiental e as condições higiênico-sanitárias.

Para adequar-se às exigências do Conselho, o Restaurante Universitário investiu na capacitação de seus nutricionistas e funcionários. Foram ofertados, por exemplo, cursos como a especialização em gestão de produção de refeições saudáveis, organizado pelo Departamento de Nutrição (NUT).

“Montamos um grupo de trabalho em conjunto com o Conselho Federal de Nutrição para elaborarmos a minuta do curso. Oferecemos duas turmas que contaram com a participação de nutricionistas e outros funcionários do RU”, explica a professora Rita Akutsu, do NUT.

Segundo Ygraine Leibovich, diretora do Restaurante Universitário, a capacitação dos servidores é feita de forma rotineira. No entanto, também foram realizados cursos específicos para orientar sobre as normas estabelecidas pela certificação.

“Quando soubemos da existência do selo, procuramos as diretrizes e capacitamos os funcionários para nos adequarmos a elas. Passamos por esse processo durante cerca de um ano e trabalhamos para atingir esse nível de exigência”, conta. “Temos agora uma mudança de ideologia, não só de procedimentos”, enfatiza.

Ao longo do período de adequação, a clientela do RU foi diagnosticada por amostragem com o intuito de identificar as necessidades nutricionais do público que frequenta o local. Entre as principais mudanças, estão a diminuição da quantidade de sódio, gorduras trans e açúcar no preparo dos alimentos. “Hoje oferecemos um cardápio equilibrado, que oferece os macro e micro nutrientes que o perfil do usuário demanda”, ressalta a diretora.

“Desde o novo modelo de administração do RU, no qual a UnB passou a ser gestora do contrato, aumentamos a quantidade e a qualidade do alimento ofertado. Atualmente servimos cerca de 12 mil refeições por dia e sabemos que o papel do Restaurante está sendo bem cumprido. Esse reconhecimento é mais um passo para a excelência que buscamos”, resume a professora Akutsu.