ASSISTÊNCIA

Medidas profiláticas irão contribuir para segurança de trabalhadores e frequentadores

RU estará aberto, em um primeiro momento, somente para público da Casa do Estudante. Foto: Secom/UnB

 

O Restaurante Universitário (RU) do campus Darcy Ribeiro da UnB voltou a receber público nesta quinta-feira (9). O serviço ficará disponível exclusivamente para participantes do programa moradia, modalidade vaga da graduação e da pós-graduação. Serão servidos café da manhã, almoço e jantar. Os horários de funcionamento foram pensados juntamente com representantes da Casa do Estudante Universitário (CEU).

 

Em diálogo com estes estudantes, e diante do esgotamento dos recursos para refeição na modalidade pecúnia, ficou acordado que a retomada seria a melhor solução. "Não podemos deixar esses estudantes sem alimentação. O retorno está sendo paulatino e controlado, e toda a discussão foi feita nos espaços democráticos e coletivos que temos", explica Ileno Izídio, decano de Assuntos Comunitários, ressaltando como instâncias de diálogo, com participação das representações estudantis oficiais, o Fórum Estudantil, o Grupo de Trabalho da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) junto à CEU e o Grupo Virtual Assistência Estudantil 2021. 

 

A abertura se dá também em função da finalização do processo de licitação para escolha de nova empresa para prestação de serviços. A partir de agora, a ISM Alimentações e Serviços assume a função.

 

Para ter acesso aos refeitórios, estudantes de graduação contemplados na modalidade vaga do programa de moradia têm que estar recadastrados na iniciativa pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). É com base nesse cadastro que o sistema do RU busca a informação para permitir a entrada. Neste primeiro momento os demais estudantes terão o acesso bloqueado.

 

"Acredito que haverá melhoria na qualidade e na segurança alimentar da refeição servida, uma vez que é possível ter maior variedade de preparações e melhor controle das etapas do processo, do recebimento dos gêneros alimentícios ao fornecimento", afirma a diretora do RU, Cristiane Costa.

 

>> Siga o RU no Instagram e acompanhe as atualizações

 

SEGURANÇA – Com o objetivo de tornar a reabertura o mais segura possível, os trabalhadores do RU receberam orientações quanto às medidas de segurança a serem seguidas em cada etapa da preparação e da distribuição de alimentos. Além de estarem vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, eles também estarão usando equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

Inicialmente o RU volta com dois refeitórios abertos e um terceiro de reserva. "O público previsto é de 130 estudantes e esse espaço será suficiente para evitar aglomeração", reforça Cristiane. Ela detalha que além do espaçamento de dois metros entre as mesas, haverá um colaborador oferecendo álcool para higienização das mãos dos usuários e  orientando sobre a maneira segura de servir a refeição.

 

"A decisão de reabertura nesse momento foi feita em discussão com o Ccar [Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação] e o Coes [Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19]. A vacinação é um dos fatores que contribui para a reabertura, mas distanciamento, restrição de fluxo, higienização estão todas contempladas nesse retorno", afirma Ileno Izídio.

 

Os trabalhadores foram orientados quanto ao Plano de Contingência do RU, elaborado de acordo com as orientações do Ccar. É aconselhável que o público também conheça o documento.

 

EM CASO DE CONTÁGIO – Caso algum usuário tenha sintomas de doenças infectocontagiosas, deve se isolar em seu apartamento. É possível solicitar o fornecimento de marmita, que deverá ser retirada no RU por uma pessoa indicada no formulário disponibilizado.

 

A solicitação inicial atenderá o usuário por dois dias ou seis refeições consecutivas. Após esse prazo, o fornecimento da marmita pode ser estendido mediante a apresentação de atestado médico, pelo período indicado no documento.

 

>> Confira aqui o comunicado do RU

 

Recomenda-se, para os casos de sintomas de covid-19, que o estudante ou colaborador notifique a UnB pelo aplicativo Guardiões da Saúde. O comunicado também pode ser feito diretamente ao coordenador de curso, diretor de unidade, chefia imediata ou ainda à Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por formulário on-line. É possível informar casos e suspeitas relativos a ela mesma ou a terceiros. Saiba como.

 

Leia também:

>> Atletas olímpicos que treinam na UnB se destacam nos Jogos de Tóquio

>> Destaque em estudos sobre o Cerrado, Programa de Pós-Graduação em Ecologia completa 45 anos

>> Universidades brasileiras caem no ranking Times Higher Education

>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias

>> Cepe define que unidades acadêmicas comecem a planejar oferta de disciplinas com presencialidade

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.