DUPLA CELEBRAÇÃO

Instituição foi escolhida por unanimidade para sediar a 74ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em julho do ano que vem

Universidade sediará a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2022. Na imagem, o Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

No ano em que celebra seu aniversário de 60 anos, a Universidade de Brasília irá receber a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior encontro de cientistas, estudantes e pesquisadores do Brasil e da América Latina. A escolha da Universidade para 2022 foi unânime no conselho da entidade.

A sincronia entre os dois eventos não é coincidência. “Fizemos muita questão de trazer a reunião da SBPC para a UnB na comemoração dos seus 60 anos. Nós estávamos pensando em organizar antes, mas deixamos para fazer simultaneamente porque a criação da UnB foi discutida dentro da SBPC”, explica a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter.

O histórico da SBPC na valorização da educação e nas articulações com o poder público também são relembrados pela decana. “A SBPC sempre foi uma referência na luta pela defesa da ciência brasileira e vem apoiando, em ações concretas, políticas que beneficiam as universidades públicas e os pesquisadores, com um papel muito ativo no Congresso Nacional", destaca Maria Emília Walter.

A SBPC realiza de forma regular diversas atividades de divulgação de ciência junto à sociedade. "Assim, a organização e a realização da SBPC 2022 vão propiciar momentos importantes de debates na cidade, ainda mais tendo no contexto nacional a celebração dos 200 anos da Independência”, afirma a decana de Pesquisa e Inovação.

Para a reitora Márcia Abrahão, é uma honra sediar a reunião em momento de aproximação entre a academia e a população brasileira. “A pandemia reforçou na sociedade o entendimento da importância da ciência para a vida das pessoas", avalia a reitora da UnB. "Por isso, é fundamental que essa importância seja refletida na valorização que os governos dão às universidades por meio de investimentos e recursos que possibilitam a realização das pesquisas e a manutenção dessas instituições.”

O último encontro presencial da SBPC aconteceu em 2019. A expectativa é de que o encontro de 2022 aconteça de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos. A avaliação da situação epidemiológica será feita próximo da realização do evento, previsto para a última semana do mês de julho. A edição de 2019 contou com 12 mil inscritos e público visitante estimado de 40 mil pessoas.

Um encontro desta dimensão envolve grande estrutura e longa preparação. Para deixar Brasília pronta para acolher pesquisadores de todo o país, uma comissão organizadora instituída pela reitoria vai reunir docentes, técnicos e estudantes dos quatro campi da UnB no auxílio à equipe da própria SBPC, que já tem expertise na realização do evento.

A UnB foi sede da reunião da SBPC em 2000, no encontro que teve como tema O Brasil na Sociedade do Conhecimento: Desafio para o século XXI.