OPORTUNIDADE

Iniciativa do DEG fornecerá recursos financeiros para a compra de materiais de uso individual requeridos em disciplinas da graduação

O público-alvo do edital são os beneficiários do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Foto: Freepik

Garantir condições equânimes para que estudantes de graduação possam realizar as atividades acadêmicas obrigatórias é proposta de edital inédito (no 37/2021) lançado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG). A iniciativa irá oferecer a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social recursos financeiros para a aquisição de itens específicos de uso pessoal demandados por alguns cursos para o acompanhamento das aulas, sejam teóricas ou práticas.

Serão oferecidos auxílios a 600 estudantes, divididos em três faixas: R$ 600, R$ 1 mil ou R$ 2 mil. O valor corresponderá aos custos envolvidos nas disciplinas em que o solicitante estiver matriculado e será concedido em forma de crédito em conta corrente. As solicitações serão aceitas até o dia 29 de agosto, via formulário.

As disciplinas atreladas à oportunidade estão listadas no edital – é preciso estar cursando pelo menos uma. Tanto as atividades quanto os materiais e instrumentos necessários para cursá-las foram indicados por professores ou coordenadores de graduação de diversas áreas, entre elas de saúde, design e música.

Ser beneficiário em um dos programas de assistência estudantil do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) é requisito obrigatório para se inscrever. Além disso, o solicitante deve estar regularmente matriculado na graduação na UnB no 1º/2021 em disciplinas de componente curricular obrigatório de seu curso; não ter sido contemplados por edital anterior com a mesma finalidade; e possuir conta corrente individual em seu nome. No formulário de inscrição é possível assinalar em qual faixa de auxílio o estudante pretende concorrer.

O Diretor de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DEG/Daia), Rafael Rocha, estima que a iniciativa possa contribuir para diminuir a evasão universitária, tendo em vista que a impossibilidade de aquisição dos materiais, imprescindíveis para a participação em determinadas aulas, pode acarretar no abandono da graduação. Segundo ele, a depender do curso, existem disciplinas em que o estudante precisa dispor de valores muito altos para aquisição de materiais, por isso o edital contempla três faixas de benefício.

“Muitos estudantes não têm esse poder aquisitivo e acabam por não fazer a disciplina, não conseguir acompanhá-la ou deixar o curso, porque os custos são altos. É de fundamental importância esse apoio, principalmente nas atuais circunstâncias que estamos passando, com economia não muito boa e os preços elevados dos equipamentos e materiais”, avalia.

A verba do edital é proveniente de uma emenda parlamentar que a Universidade recebeu no final de julho, com recursos destinados ao apoio estudantil. "[O montante] veio em uma boa hora, apesar do semestre já ter começado. Espero que consigamos lançar esse edital sempre”, almeja Rafael Rocha.

Vale ressaltar que o benefício deve ser utilizado somente para a compra dos itens de apoio às aulas listados no edital. Os discentes estarão sujeitos à prestação de contas e devem guardar os comprovantes de compra por cinco anos.

SELEÇÃO – Uma comissão eleita pelo DEG e pela Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia) irá analisar as solicitações de acordo com a adesão aos parâmetros do edital. Caso o número de inscritos exceda o das bolsas disponíveis em cada faixa de recurso, as inscrições serão classificadas por prioridade seguindo a ordem, respectivamente: discente com menor número de créditos pendentes; maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Os resultados preliminar e final serão disponibilizados na página do DEG, na aba Editais. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 3 de setembro. Após essa data, os discentes contemplados deverão efetuar um cadastro prévio no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como usuário externo até o dia 10 de setembro, para que o termo de compromisso seja disponibilizado. Há um anexo no edital com o tutorial do cadastro.

Confira as principais datas referentes aos processos do edital:

Período para envio das solicitações: de 23 a 29 de agosto

Previsão de divulgação do resultado preliminar da seleção: 31 de agosto

Previsão de divulgação do resultado final: 3 de setembro

Cadastro prévio no sistema SEI como usuário externo: até 10 de setembro

Disponibilização dos termos de compromisso pela Daia ao e-mail dos selecionados: 14 de setembro

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

**Matéria atualizada em 27 de agosto, para correção de informação