RELATÓRIO

Evento on-line na quarta (28) apresenta balanço sobre a atuação institucional que garantiu o funcionamento das atividades e o apoio à comunidade diante da crise

Clique na imagem e acompanhe a transmissão. Imagem: Divulgação/UnBTV

Elaboração de planos de contingência, de prevenção e de biossegurança para o enfrentamento da covid-19, ações de promoção de saúde física e psicológica de servidores e alunos, monitoramento da situação epidemiológica, desenvolvimento de projetos científicos acerca da pandemia, garantia à assistência estudantil e à inclusão digital aos estudantes em situação de vulnerabilidade. Há mais de um ano, a Universidade de Brasília trabalha em diversas frentes para viabilizar sua missão institucional de ensino, pesquisa e extensão, apesar do cenário de crise sanitária.

Nesta quarta-feira (28), o evento on-line UnB em Ação: um ano de atividades do Ccar traz um balanço dessa complexa rede de atuação institucional durante o período da pandemia. A apresentação pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 14h30, pela página da UnBTV no YouTube, pelo canal 15 da NET ou pelo serviço de streaming nos sites da UnB e da UnBTV.

Na live, será divulgado o relatório geral do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar), com uma síntese das atividades. Outros documentos, todos disponíveis para consulta e download, trazem dados especializados por áreas: Atividades Administrativas, Gestão de Pessoas, Compras e Contratos Administrativos, Atividades Acadêmicas e Comunicação.

“Houve um esforço hercúleo e coletivo para manter a Universidade funcionando. Esse olhar para o passado revela o quanto conseguimos nos reinventar. Encontramos respostas a desafios que nunca existiram em 60 anos de UnB, criando espaços de sinergia e de cooperação e construindo novas ferramentas e metodologias”, aponta o vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Ccar.

Criado em maio de 2020, o Ccar tem como principal objetivo integrar unidades acadêmicas e administrativas e planejar ações coordenadas para a retomada do funcionamento da Universidade, à época, ainda de forma majoritariamente remota. Na entrevista abaixo, o vice-reitor Enrique Huelva detalha as funções do Ccar.

SEGURANÇA SANITÁRIA – No trecho abaixo, o vice-reitor detalha que o retorno da Universidade de Brasília ao funcionamento presencial será progressivo, embasado em leituras científicas da situação epidemiológica e sempre seguindo o Plano Geral de Retomada das Atividades, atualmente na Etapa 1.

Presidente do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes), Wildo Navegantes reforça que o cenário da pandemia ainda é de incertezas. É forte a preocupação com a emergência de novas variantes do vírus Sars-CoV-2, situação que, segundo o docente, pode levar a uma demanda acima da capacidade de atenção à saúde do Distrito Federal.

O professor também aponta para o ritmo lento da vacinação na região e para o aumento do adensamento populacional. “A hipótese que nos preocupa é o maior contato físico. Além da maior parte da população jovem ainda estar sem vacina, a possibilidade da introdução de novas variantes do vírus nos leva a recomendar muita sobriedade em quaisquer iniciativas que promovam o aumento do risco de colapso do sistema de saúde, e consequentemente casos graves e óbitos”, sintetiza Navegantes.

No caso da UnB, Huelva reforça que o próximo desafio do Ccar é construir pontes entre o planejamento que vem sendo desenvolvido e a prática. “Sabemos que isso exigirá também mudança de comportamento de toda a comunidade universitária. Então, estamos elaborando estratégias para fazer com que as informações cheguem às pessoas. Entre outras coisas, elas precisam conhecer os planos de contingência de cada unidade e as medidas de controle e prevenção descritas no Guia de Biossegurança”.

No áudio abaixo, Huelva destaca as próximas ações do Ccar para o planejamento de uma retomada presencial segura e conta o que a experiência do comitê já trouxe de lição à Universidade de Brasília:

Participe da live UnB em Ação: um ano de atividades do Ccar: