EXCELÊNCIA

Em ciência política, a Universidade foi a única instituição federal a aparecer no Ranking de Xangai

Resultados na avaliação reflete bom desempenho da instituição na promoção de ensino, na pesquisa e na extensão de qualidade. Acima, imagem do corredor verde do Instituto Central de Ciências (ICC) do campus Darcy Ribeiro. Foto: Secom UnB

 

A Universidade de Brasília está entre as 500 melhores do mundo nas áreas de ciência política, ciências da terra, clínica médica, ecologia, odontologia e saúde pública. A avaliação é do Ranking Global de Temas Acadêmicos (em inglês, Global Ranking of Academic Subjects – Gras), da Universidade Jiao Tong de Xangai.

 

O Gras ou Ranking de Xangai, como é conhecido, avalia cinco grandes áreas do conhecimento: ciências da natureza, engenharias, ciências da vida, ciências médicas e ciências sociais. Odontologia é a área da UnB mais bem colocada. No tema ciência política, a UnB é a única universidade federal brasileira a aparecer no ranking. As primeiras colocadas neste campo de estudo são as universidades de Harvard, Stanford e Princeton, todas dos Estados Unidos.

 

"Mesmo em um cenário de contínua e persistente redução orçamentária, o trabalho da comunidade acadêmica é mais uma vez reconhecido", avalia a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi. "Isso significa que permanecemos empenhados em cumprir nossa principal missão institucional: entregar ensino, pesquisa e extensão de excelência à sociedade.”

 

Para a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, o resultado é positivo diante deste período de dificuldades de financiamento por parte das agências governamentais, tanto para a pesquisa quanto para a formação de pós-graduandos, com cortes significativos nas bolsas. "É muito bom receber os índices coletados pelo Ranking de Xangai, mostrando que a UnB se encontra em plena atividade, na pesquisa e na inovação", afirma.

 

Aparecer entre as instituições avaliadas no Gras significa que a UnB tem conseguido desempenhar funções importantes, como dar suporte institucional a pesquisadores, explica a decana Denise Imbroisi. "E esse apoio ocorre, por exemplo, com o lançamento de editais para publicação de livros e artigos e editais que tornam possível a participação de nossos pesquisadores em eventos científicos."

 

O bom posicionamento da UnB vem em momento crítico no que diz respeito à destinação de recursos públicos para a instituição. Este ano, a verba para custeio da Universidade teve redução de 8,2% e o orçamento de investimento foi zero, pela primeira vez na história. "Ainda assim, os pesquisadores e suas equipes, de técnicos e de estudantes, vêm contribuindo fortemente para fortalecer a pesquisa e a formação de pessoas em alto nível na UnB, defendendo a ciência e mostrando os caminhos de que o país precisa para sair desta crise", afirma a decana Maria Emília.

 

Recentemente, a Universidade de Brasília foi avaliada como a nona melhor universidade do Brasil, no QS World University Rankings.

 

Confira as posições da UnB no Gras:

 

1. Odontologia (151-200)
2. Saúde Pública (201-300)
3. Clínica Médica (301-400)
4. Ciência Política (301-400)
5. Ecologia (301-400)
6. Ciências da Terra (401-500)

 

Leia também:

>> Aplicativo facilita auxílio a pessoas vulneráveis na pandemia

>> Professora do IP é escolhida presidente do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas

>> Observatório das Migrações Internacionais lança publicações com dados de 2020

>> Provas da 2ª etapa do PAS foram realizadas com sucesso nesse domingo

>> UnB lamenta a morte da emérita Íris Ferrari

>> Cepe aprova resolução sobre direitos autorais em atividades remotas desenvolvidas durante a pandemia

>> A pesquisa na Universidade pode parar?

>> Pesquisa aponta impactos na qualidade de vida da comunidade acadêmica durante o isolamento social

>> Iniciativa liderada pela UnB capacitará gestores e irá monitorar políticas pública para educação básica

>> Professor aposentado da UnB, pediatra Antônio Lisboa morre aos 94 anos

>> Aumentos das desigualdades no mundo é tema da revista Darcy

>> Docente emérito da UnB é agraciado com prêmio internacional de antropologia

>> Consuni aprova a indicação de Lourdes Bandeira a Professora Emérita da UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.