O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por unanimidade, o relatório de atividades do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), do período 2017–2019. A decisão seguiu parecer elaborado pelo professor João Paulo Chieregato Matheus, diretor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), e comissão designada a essa finalidade.
A diretora do Instituto de Física, Fátima Makiuchi, que integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no Ceam, comemorou a aprovação, exaltando a diversidade e a transdisciplinaridade. “É muito importante que se dê visibilidade a esse tipo de centro, como lugares de vocação interdisciplinar real”, afirmou.
Na mesma reunião do Consuni, também foi aprovada a indicação do professor Tiago Quiroga, vice-diretor da Faculdade de Comunicação (FAC), como membro da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro). A câmara é responsável por coordenar e acompanhar os acordos, contratos, convênios, termos ou ajustes firmados entre a Universidade e demais instituições. Quiroga entra para substituir o professor Eduardo Tadeu, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL — A Universidade de Brasília atendeu a todos os pedidos de moradia estudantil, segundo informação dada no Consuni pelo decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio. “Conseguimos redirecionar as bolsas internas para a assistência socioeconômica, para moradia e alimentação", anunciou. "Com isso, conseguimos atender todos os estudantes que nos procuraram. Um esforço inédito, porque temos algumas universidades cortando auxílios de estudantes, por falta de recurso.”
A reitora Márcia Abrahão destacou a importância deste feito, diante do cenário de corte de recursos que as universidades brasileiras têm vivido. “É importante lembrar que existem universidades que estão diminuindo a quantidade e o valor das bolsas, e nós estamos conseguindo manter e ampliar todas as bolsas de graduação e também de pós-graduação”, frisou a reitora.
INÍCIO DE SEMESTRE — No início da reunião, o vice-reitor Enrique Huelva informou a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) pela manutenção das atividades acadêmicas em modo remoto no próximo semestre. “A deliberação aconteceu após ouvir o Coes [Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19] sobre a situação epidemiológica atual e projetando, dentro do possível, a evolução da pandemia nos próximos meses”, explicou.
O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, informou que o período de matrículas foi muito bem-sucedido e anunciou a realização do #InspiraUnB no primeiro dia do semestre letivo, 19 de julho, às 17h. O evento de abertura do semestre vai receber a jornalista e escritora Pilar del Río, viúva do escritor José Saramago. “Ela vai nos brindar com a palestra E se fôssemos capazes de criar novos paradigmas?, falando sobre os desafios que se apresentam à cidadania no mundo em pandemia”, detalhou o decano.
Confira a 484ª reunião do Consuni:
Leia também:
>> Palestra virtual de Pilar del Río marca início do semestre letivo na UnB
>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional
>> Reitora dialoga com Decanato de Assuntos Comunitários
>> Morre o ex-reitor João Cláudio Todorov
>> Alternativas para comunicação institucional da UnB continuam em debate
>> UnB celebra orgulho LGBTQIA+
>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto
>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil
>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos
>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32
>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos
>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo
>> Aplicativo facilita auxílio a pessoas vulneráveis na pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus