EFEMÉRIDE

PPGEF celebra avanços desde a criação, em 2006. A meta, agora, é elevar a nota na avaliação da Capes

Programa possui destacada produção acadêmica no tema de doença e exercício. Foto: Divulgação/PPGEF

 

Na próxima terça-feira (29), a Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UnB completa 15 anos. Pioneiro, o programa foi o primeiro a lançar mestrado na área, em 2006, entre instituições públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O curso tem nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a meta lançada para os próximos anos é chegar ao conceito 5.

 

O PPGEF é atualmente coordenado por Pedro Avalone, que se formou na segunda turma de mestrado em Educação Física da UnB. O docente afirma que um dos grandes destaques do programa é seu impacto social. Para ele, essa contribuição se refere à influência regional e à relação com a educação básica: “Temos muitos discentes e egressos vinculados às redes estaduais de educação e à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, explica o coordenador.

 

Ao longo de 15 anos de existência, a iniciativa passou por muitos avanços. Além da evolução nas avaliações quadrienais da Capes, houve a abertura do curso de doutorado em 2014. “Esse curso objetiva formar recursos humanos qualificados para atuar como professores ou pesquisadores na área, seja no Brasil ou no exterior”, diz Ricardo Jacó, primeiro coordenador de doutorado do PPGEF.

 

O programa também teve ampliação e diversificação do corpo docente, mesclando pesquisadores jovens e consolidados. Outras conquistas foram a melhoria da infraestrutura no prédio da Faculdade de Educação Física para as atividades dos cursos de pós-graduação, a atualização dos mecanismos de comunicação externa (site e rede sociais) e a reformulação da estrutura acadêmica, adequando-a à produção de conhecimento da área.

Em 2006, aconteceram as primeiras reuniões do Colegiado do programa. Foto: Divulgação/PPGEF

 

EXCELÊNCIA – A primeira coordenadora do programa, Ana Cristina de David, professora da UnB desde 1990, defende que a localização geográfica de Brasília, a diversidade de culturas encontradas na capital federal e a singularidade da UnB são aspectos que dialogam com a iniciativa.

 

“[O PPGEF] também se difere pela abrangência dos temas que permeiam o escopo do programa. A excelência de nossos docentes e a da nossa infraestrutura, que tem melhorado sensivelmente ao longo do tempo, reforça esse nosso papel na pós-graduação brasileira na área de educação física”, completa a docente.

 

O programa tem destaque na produção acadêmica a nível nacional e mundial no tema de doença e exercício, trabalhando com diversos grupos, como os de idosos, diabéticos, pacientes com parkinson e sobreviventes de câncer, e pessoas com esclerose múltipla. “Em parte, essa excelência é proveniente de uma atividade sólida e consistente em projetos de extensão na área de saúde, atividade física e esporte da Faculdade de Educação Física”, explica a professora Ana Cristina. 

 

Ela conta que, embora sua experiência na liderança não tenha sido fácil, foi gratificante. “Não é simples criar um novo programa. A equipe de docentes que trabalhou no projeto inicial, apesar de à época ter pouca experiência com pós-graduação, era composta por pessoas extremamente competentes e motivadas. Foi um prazer poder contribuir.”

 

Ricardo Jacó também destaca a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade: “Temos laboratórios de nível internacional, absolutamente equipados; nossos docentes, em sua maioria, já frequentaram programas de pós-doutorado no Brasil e no exterior, em instituições de excelência mundial”. O docente, que se formou e atuou em diferentes instituições de ensino superior, afirma: "A UnB é uma universidade com excelência inquestionável”.

 

COMEMORAÇÃO – Para marcar o aniversário, a coordenação do programa planeja realizar um seminário de 15 anos do PPGEF dentro da Semana Universitária 2021. O evento contará com a participação de professores que estão no quadro desde a criação da pós-graduação, egressos de destaque, representantes discentes e pesquisadores de outras instituições com reconhecimento nacional e internacional. Detalhes do seminário serão divulgados posteriormente junto à programação da Semana Universitária.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Aplicativo facilita auxílio a pessoas vulneráveis na pandemia

>> Professora do IP é escolhida presidente do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas

>> Observatório das Migrações Internacionais lança publicações com dados de 2020

>> Provas da 2ª etapa do PAS foram realizadas com sucesso nesse domingo

>> UnB lamenta a morte da emérita Íris Ferrari

>> Cepe aprova resolução sobre direitos autorais em atividades remotas desenvolvidas durante a pandemia

>> A pesquisa na Universidade pode parar?

>> Pesquisa aponta impactos na qualidade de vida da comunidade acadêmica durante o isolamento social

>> Iniciativa liderada pela UnB capacitará gestores e irá monitorar políticas pública para educação básica

>> Professor aposentado da UnB, pediatra Antônio Lisboa morre aos 94 anos

>> Aumentos das desigualdades no mundo é tema da revista Darcy

>> Docente emérito da UnB é agraciado com prêmio internacional de antropologia

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.