Em sua sétima reunião ordinária, o Conselho Comunitário aprovou uma série de recomendações para a Universidade de Brasília. As sugestões que necessitam de mudança de normatização serão levadas para apreciação do Conselho Universitário (Consuni). Entre as recomendações, estão o esforço para a manutenção de vagas e cursos noturnos na Universidade, uma maior aproximação da UnB com a comunidade e a ampliação do número de docentes orientadores e de programas de pós-graduação.
“Penso que temos que manter essa função da UnB do que é público. Isso é muito importante para nós. Nós em Ceilândia estamos trabalhando com a pesquisa no ensino médio, para saber quais são os cursos que despertam mais interesse dos estudantes da região. O nosso desejo é que a UnB se expanda cada vez mais, mantendo essa qualidade que ela já tem”, disse a conselheira Maria Madalena Torres.
Para a reitora Márcia Abrahão, a manutenção de vagas e cursos, em todos os turnos, é mais do que um dever da Universidade. “De vez em quando nós ouvimos na Universidade pessoas querendo reduzir vagas, mas nós temos um compromisso social muito forte com a sociedade e não podemos retroceder na oferta de vagas, tanto na graduação quanto na pós”, pontuou.
As recomendações do Conselho são: aumento do número de vagas nos cursos de pós-graduação; redução da evasão na graduação e pós; melhoria dos conceitos avaliativos; ampliação do quantitativo de docentes orientadores e programas de pós-graduação; contratação de docentes com título de doutor; ações externas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para aperfeiçoamento do sistema avaliativo nacional; ampliação da divulgação da Universidade e aproximação com a sociedade; evitar a redução de vagas nos cursos de graduação; e barrar a extinção de cursos noturnos.
CONSELHO DA UnBTV – A UnBTV, canal universitário de comunicação audiovisual, realizou nesta segunda-feira (28) a primeira reunião de seu Conselho Consultivo Permanente. A aposta é de que, com a instituição do conselho, o canal reflita mais os anseios da comunidade e aproxime a Universidade de seu entorno.
“Agora, a nossa expectativa é a melhor possível com esse conselho, que vocês possam olhar a programação, propor melhorias e aproximar a nossa comunicação dos interesses da nossa comunidade, para desempenharmos a nossa missão da melhor maneira possível”, disse a reitora Márcia Abrahão.
Para o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas, a pandemia aumentou a percepção da sociedade sobre a importância dos veículos de comunicação. “Em momentos de crise, muitas instituições fazem cortes exatamente na área da comunicação. Aqui na UnB foi diferente", ponderou. "Tivemos aumento da nossa capacidade de mão de obra com a contratação, por exemplo, de novos estagiários, num reconhecimento do papel fundamental da comunicação.”
A reitora acrescentou que a pandemia também ajudou a aproximar a Universidade da sociedade. “Ficou muito mais evidente o papel importante da Universidade. Nós temos que manter acesa essa chama da relação próxima com a sociedade”, reforçou a reitora.
Leia também:
>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32
>> Resultado da segunda chamada do Acesso Enem UnB está disponível
>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos
>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo
>> Aplicativo facilita auxílio a pessoas vulneráveis na pandemia
>> Observatório das Migrações Internacionais lança publicações com dados de 2020
>> UnB lamenta a morte da emérita Íris Ferrari
>> A pesquisa na Universidade pode parar?
>> Pesquisa aponta impactos na qualidade de vida da comunidade acadêmica durante o isolamento social
>> Professor aposentado da UnB, pediatra Antônio Lisboa morre aos 94 anos
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus