CONSTRUÇÃO COLETIVA

Uma semana após a inauguração do Conselho Consultivo da UnBTV, Comissão de Comunicação do Gabinete da Reitoria realiza sua primeira reunião

Diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas, reitora Márcia Abrahão e secretário de Comunicação, Paulo Schnor, na primeira reunião do Comunicação do Gabinete da Reitoria. Imagem: Reprodução

Nesta segunda-feira (5), a Comissão Consultiva Permanente de Comunicação do Gabinete da Reitoria reuniu-se pela primeira vez. A instância foi criada para acompanhar e avaliar os trabalhos da Secretaria de Comunicação da UnB, unidade administrativa responsável por informar a comunidade sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. A ideia é que a comissão possa auxiliar os canais oficiais da UnB administrados pela Secom a atender mais os anseios da comunidade, aproximando a instituição do seu público.

Representando 13 unidades, entre administrativas e acadêmicas, docentes e técnicos da UnB compõem a comissão, presidida pelo secretário de Comunicação, Paulo Schnor. “Creio que este será um empreendimento de grande valia para o aperfeiçoamento da Secom”, disse, ao saudar os presentes na reunião virtual.

A reitora Márcia Abrahão participou rapidamente do encontro e expressou a expectativa da administração superior em relação aos trabalhos da comissão. “A ideia é integrarmos cada vez mais nossa comunicação, mostrando à sociedade o que é feito na Universidade. A comissão tem o intuito de fazer a Secom se abrir para os interesses maiores da UnB e divulgar o que atende, de fato, às expectativas da sociedade, que é quem nos financia”, afirmou.

DESAFIOS – Durante a reunião, participantes pontuaram o que entendem ser desafios para a comunicação institucional da UnB neste momento. “É um tema que vai além da Secom. Precisamos debater a comunicação da Universidade como um todo e isso envolve diversas esferas”, avaliou o professor Rafael Villas Bôas, diretor da UnBTV. “Quando a comunicação ocupa apenas um órgão a quem se delega tarefas de execução de materiais, ela fica fora da estratégia da instituição; não há protagonismo. A Universidade ganha quando há convergência entre suas diversas ações de comunicação”, acrescentou.

No mesmo sentido, a coordenadora de Comunicação Institucional da Secom, Jéssica Louza, sugeriu que mais representantes sejam incorporados à comissão, para que o debate não fique restrito à atuação da Secom. “Existem profissionais de comunicação atuando em outras unidades, como nos decanatos de Assuntos Comunitários e de Extensão. Seria importante contar com a presença deles para somar esforços, já que nossa comunidade é tão ampla”, considerou a servidora.

MÉTODO DE TRABALHO – Após rodada de exposições, ficou acordado que as próximas reuniões da comissão serão para apresentação da estrutura e dos fluxos de trabalho de cada coordenação que constitui a Secom. Representante da Faculdade de Comunicação da UnB, o professor David Renault defendeu que uma exposição da atual realidade da Secom pode ajudar a comissão a estabelecer prioridades de ação diante dos objetivos a que se destina.

“Entre todos os objetivos citados no ato de criação da comissão, creio que cinco podem nortear essas apresentações iniciais”, complementou o professor Fernando Leite, diretor da Biblioteca Central (BCE), referindo-se aos objetivos I, II, III, IV e X. “Essa introdução será importante para que o conhecimento dos participantes a respeito de como a Secom trabalha seja nivelado.”

Conforme prevê o ato de criação da comissão, a próxima reunião deve acontecer no mês de agosto. Até lá, o presidente Paulo Schnor comprometeu-se a compartilhar os Critérios de Divulgação da Secom, o plano de reposicionamento e relatórios de trabalho da unidade, para subsidiar futuros debates.