BOAS-VINDAS

Convidada para a aula inaugural do semestre, escritora espanhola trouxe reflexões sobre mudança de paradigmas e novo mundo pós-pandemia

Pilar del Río é jornalista, escritora, tradutora e presidenta da  Fundação José Saramago. Imagem: Reprodução UnBTV

Nesta segunda-feira (19), o Inspira UnB do 1º/2021, evento virtual de recepção aos estudantes, apresentou Pilar del Río, jornalista, escritora, tradutora e presidente da Fundação José Saramago. A convidada desenvolveu uma palestra com o tema E se fôssemos capazes de criar outro paradigma? Os desafios que se apresentam à cidadania num mundo em pandemia. A aula magna foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube e teve audiência ao vivo de cerca de 1.200 pessoas. Ainda é possível assistir ao conteúdo pelo link no fim da matéria.

Além da convidada especial, estiveram presentes representantes da administração da UnB e de estudantes, com saudações e dicas úteis. A reitora Márcia Abrahão aproveitou a oportunidade para expressar solidariedade às vítimas e familiares de vítimas da covid-19, além de destacar a importância do formato remoto em meio à realidade atual do país. O vice-reitor Enrique Huelva explicou que a Universidade está se preparando, com muito esforço e dedicação, para a retomada: "queremos um retorno nas melhores condições e o mais seguro possível”.

Em sua fala de boas-vindas, a reitora relembrou seu tempo de aluna da UnB e incentivou os novos estudantes a darem chance às diferentes atividades promovidas pela instituição. “É uma enorme honra [ser ex-aluna da Universidade]. Uma vez que vocês ingressam aqui, terão a UnB no coração para o resto da vida”, disse. O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira reforçou a recomendação: “vivam intensamente essa experiência", orientando os calouros a aproveitarem as oportunidades da vida universitária.

PALESTRA – Nascida em Sevilha, na Espanha, Pilar del Río é jornalista, escritora, tradutora e preside a Fundação José Saramago. "Não poderíamos convidar uma pessoa que tivesse mais afinidade com os princípios dos nossos fundadores: Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira”, elogiou a reitora Márcia Abrahão, ao apresentar a palestrante ao público.

Falando aos estudantes, Pilar del Río abordou a importância das universidades como pedras fundamentais para construção de uma sociedade sensata e o mais igualitária possível. Para ela, uma sociedade cujos membros são submetidos a exclusão ou a situações de vulnerabilidade extrema é uma sociedade “desprovida de si mesma, inerme e idiota”. A escritora explica: "Não se pode viver à margem da sociedade, nem permitir que outros vivam fora dela. Se isso ocorresse, e infelizmente ocorre, então deveríamos intervir para corrigir as diferenças sociais que a cada dia são mais evidentes e dilacerantes”.

Para Pilar de Río, as universidades são, ou deveriam ser, “as pedras nas quais se alicerçam a sociedade”. Transmissão teve tradução de espanhol para português e em Libras. Imagem: Reprodução/UnBTV

Nesse sentido, Pilar del Río salienta o papel das instituições de ensino superior como agentes de mudança social e da Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) como instrumento de combate à desolação.

“Apesar de efêmeros, nós [humanidade] somos a maior potência do mundo", afirma. “A impressionante multiplicação da população exige uma mudança de hábitos e de paradigmas, assim como novas respostas que respeitem o individual e o coletivo."

No fim, tudo se consolida com base no senso de responsabilidade, diz a pensadora. “O dever de cuidar nos torna mais humanos, o dever de participar de assuntos públicos nos torna mais justos, o dever de intervir nos torna mais inteligentes”, observa. Pilar destacou ainda que considera o voto consciente, pensado para valorizar o bem comum, como um dos grandes alicerces de uma sociedade culta, saudável e empoderada.

A apresentação foi seguida de perguntas feitas pela comunidade acadêmica e mediadas pelo decano Diêgo Madureira, que agradeceu a participação de Pilar e deu as palavras finais do evento.

A UnB QUEM FAZ É A GENTE – A campanha institucional de 2021, A UnB quem faz é a gente, busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios no atual momento de pandemia de covid-19, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos. Conheça melhor.

Assista abaixo ao Inspira UnB completo. E lembre-se: sexta-feira tem happy hour!

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.