COMUNICAÇÃO

UnBCast reconhecerá produções sonoras de destaque realizadas no âmbito de instituições de ensino superior públicas e privadas. Inscrições até 2 de setembro

Premiação ocorrerá durante 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários. Imagem: Divulgação

 


Reconhecer e incentivar a produção de podcasts universitários é proposta do 1º Prêmio UnBcast, promovido no âmbito do projeto de extensão UnBcast, da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC). A iniciativa premiará as melhores produções sonoras realizadas por estudantes e recém-egressos de instituições públicas e privadas em oito categorias: pesquisa e roteiro; apresentador; edição; acessibilidade; identidade visual; inovação; projeto de extensão; especial: homenagem a Paulo Freire.

 

Coordenador do projeto UnBCast, o professor Elton Pinheiro destaca que o intuito é despertar nos universitários o interesse em aprofundar experiências no campo da podosfera, que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. “A ideia é reverberar esse potencial criativo dos(as) estudantes e incentivá-los(as) a explorar e a cultivar cada vez mais a linguagem sonora.”

 

Além disso, a expectativa é fomentar o compartilhamento de conhecimentos nas diversas dimensões da produção e valorizar realizações sonoras de destaque. "Esta é uma oportunidade muito especial de reconhecimento da excelência das produções experimentais e inovadoras em áudio realizadas por estudantes e egressos(as), mesmo no contexto da pandemia e do ensino remoto emergencial”, acrescenta o docente.

 

As propostas serão recebidas até o dia 2 de setembro, e os vencedores receberão certificado de premiação. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Serão aceitos podcasts ficcionais e não ficcionais.

 

>> Acesse o regulamento do 1º Prêmio UnBcast

 

A entrega dos prêmios ocorrerá em cerimônia on-line, no dia 1º de outubro, no encerramento do 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários. Com início em 27 de setembro, o evento ocorre durante a Semana Universitária e inclui na programação palestras, painéis, oficinas, grupos de trabalho e mostras, com a participação de pesquisadores, realizadores e profissionais da área, para debater e celebrar a produção de mídia sonora nas universidades brasileiras.

 


INTEGRAÇÃO – O projeto de extensão UnBcast é dedicado a ampliar a visibilidade, orientar e apoiar a produção de podcasts universitários e narrativas sonoras voltadas à divulgação científica, cultural e artística. O grupo também estuda a experimentação nas diferentes dimensões da podosfera, sobretudo no campo da linguagem sonora e da inovação em áudio.

 

A inciativa tem vínculo com o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB e os grupos de pesquisa Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, Acesso Livre, Núcleo de Estudos, Produção e Inovação em Linguagem Sonora e Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais – integrado às universidades de Brasília, Federal da Bahia e Federal de Sergipe – (UnB/UFBA/UFS).

 

Alavancar ainda mais a cultura de escuta e fortalecer laços entre realizadores de podcasts universitários de diferentes instituições e regiões também tem sido um dos focos de atuação do projeto. Nesse sentido, surge a proposta de criação da Rede UnBCast. Inspirada no documento Educação para o Século XXI, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a rede irá promover a integração de quem atua neste campo, para fomentar a troca de experiências, a cooperação interinstitucional, o aperfeiçoamento e a formação continuada na área.

 

Segundo Elton Pinheiro, a perspectiva é que essa rede possa ser fortalecida com a realização do evento internacional. “A atividade irá estimular a criação de uma rede de divulgação de podcasts universitários e de valorosas pontes entre diferentes docentes, discentes, profissionais do mercado, projetos e instituições de ensino das cinco regiões brasileiras e de outros países, que realizam podcasts como forma de divulgação científica, cultural e artística.”

 

Informações sobre o projeto de extensão e a Rede UnBCast estão disponíveis no site www.unbcast.com e no perfil do Instagram @UnBcast.

 

*Com informações do projeto de extensão UnBcast

 

Leia também:

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> Estudante da UnB tem artigo citado em decisão do STF

>> Faceta literária de Darcy Ribeiro é tema de mesa de seminário internacional

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Conselho de Administração aprova cotas em estágios não obrigatórios

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Conselho Universitário emite nota sobre a indisponibilidade dos sistemas computacionais do CNPq

>> UnB e Serviço Geológico do Brasil assinam termo para compartilhamento de laboratórios

>> Em processo inédito, UnB obtém nota máxima junto ao MEC e é recredenciada como instituição de ensino superior

>> Cepe aprova regulamentação de programas de pós stricto sensu

>> Editora UnB lança mais dez livros no selo Pesquisa, Inovação e Ousadia

>> Universidade vai superando a pandemia com ciência, planejamento e solidariedade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Desenvolvido no IL, projeto para ensino de português a surdos é adotado pelo Ministério da Educação

>> Relatório de Gestão 2020 registra ações e resultados da UnB em ano histórico

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.