A reitora Márcia Abrahão, que também preside a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, se reuniram nesta terça-feira (23) para conversar sobre a colaboração com as universidades federais para o desenvolvimento de, entre outras ações, pesquisas sobre a juventude brasileira. O encontro ocorreu no Salão de Atos da Reitoria.
“A reunião foi excelente. Pensamos em parcerias com as universidades federais. Vamos, provavelmente em maio, assinar um acordo de cooperação para pensar o futuro da nossa juventude, analisar os dados sobre a juventude brasileira, sobre seus interesses e suas prioridades, para ajudar a traçar políticas públicas para o país”, explicou a reitora.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que os profissionais que estarão no mercado de trabalho em 2050 já nasceram e chamou a atenção para a migração de jovens, que deixam o Brasil para buscar oportunidades em outros países. “Nós poderíamos pensar em um acordo de cooperação técnica abrigando termos de referência sobre os temas que nós vamos elencar”, sugeriu.
A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, sugeriu o desenvolvimento de editais de indução nos temas de interesse e lembrou que os dados já coletados em âmbito nacional podem subsidiar ações mais efetivas. “A gente não pode perder a oportunidade de fazer a diferença no país. Temos uma responsabilidade enorme”, completou.
As reitoras e reitores da Andifes se reunirão no mês de maio em São Carlos, São Paulo, para uma reunião do Conselho Pleno. A reitora Márcia Abrahão adiantou que as universidades estão totalmente à disposição para desenvolver essa colaboração importante para o Brasil. “Nós queremos cada vez mais nos aproximar da sociedade”, disse.
Também participaram da reunião o assessor estratégico da UnB, Benny Schvarsberg, o coordenador geral de comunicação social do IBGE, Bruno de Vizia, e o assessor especial da presidência do IBGE, Denis Maracci.