O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília aprovou por unanimidade a Política de Promoção da Saúde e Equidade – UnB Promotora de Saúde –, em reunião realizada no dia 14. A resolução, desenvolvida pela Diretoria de Saúde (DASU) do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), havia sido aprovada na Câmara de Assuntos Comunitários (CAC), após amplo debate e alterações.
O parecer foi escrito pelo diretor da Faculdade de Medicina (FM), Gustavo Romero. “A resolução representa um documento ímpar que, a partir da leitura da realidade vivenciada pela instituição, imersa na comunidade à qual se deve e pela qual existe, propõe que a UnB se coloque em movimento para promover saúde de forma coletiva com ações concretas.”
“Fico feliz em deixar mais esse legado para a nossa comunidade. É importante deixar esses conceitos institucionalizados para que todos se apropriem e a Universidade possa ser um ambiente cada vez melhor e mais acolhedor”, disse a reitora Márcia Abrahão.
De acordo com o parecer, são abrangentes e ousados os objetivos da Política na direção da transformação da cultura e da prática que envolvem a comunidade de forma integral na promoção da saúde. O documento foi lido pelo representante da FM, Rodrigo Mavignier.
O decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, fez uma retrospectiva do desenvolvimento da Política, passando pela criação da DASU, em 2019, até a ampla discussão e aprovação do documento na CAC. “Na nossa gestão, colocamos como uma prioridade a promoção da saúde no sentido coletivo, da nossa comunidade. A UnB foi pioneira quando aderiu na década de 1990 a esse movimento nacional, que agora cresceu e se tornou internacional”, contou.
Há ainda a Rede Iberoamericana e a Rede Europeia. “Estabelecemos muitos grupos de trabalho para os diversos eixos que compõem a Política. Devido a todo esse trabalho, a UnB é considerada pioneira e referência em promoção da saúde. Essa resolução é para que a gente possa efetivamente deixar os princípios estabelecidos”, disse o decano.
O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Laudimar Oliveira, destacou a importância da Política e de ter esse tema institucionalizado na UnB. “Essa política vai ao encontro das políticas de acolhimento e inclusão. Para que as pessoas que entrem na Universidade encontrem cada vez mais espaços de acolhimento.” Lembrou, ainda, que a Universidade Promotora da Saúde é um projeto que nasceu na Faculdade de Ciências da Saúde.
A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, parabenizou o trabalho da Dasu/DAC. “Pela ousadia de tratar esse tema que é tão importante para a Universidade e trazer uma política bastante concisa e, ao mesmo tempo, muito abrangente. É uma responsabilidade da Universidade abraçar a política e com certeza dá elementos para um salto de qualidade.”
Assista à íntegra da 440ª reunião do Conselho de Administração, transmitida pela UnBTV: