Quem passou pelo no ICC Sul do campus Darcy Ribeiro (Asa Norte), nos dias 3 e 4, pôde aproveitar a oportunidade de se vacinar contra a covid-19, influenza, hepatite B, difteria e tétano (dT), febre amarela, além de sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral). A ação é uma parceria entre a Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde da UnB (DAC/DASU/CoAVS) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
“A gente faz essa vacinação ao menos uma vez, todo ano. A Secretaria de Saúde disponibiliza os imunizantes e a gente aplica”, explica a coordenadora da CoAVS, professora Carla Marques.
“Não tem uma agenda fixa. A cada semestre, atendemos dois campi. Dessa vez foi o Darcy Ribeiro e, até o final de outubro, vamos fazer na Faculdade UnB Ceilândia (FCE). No semestre que vem, a gente repete a Faculdade UnB Gama (FGA) e a Faculdade UnB Planaltina (FUP), que atendemos no primeiro semestre desse ano”, esclarece.
Sem filas e com oportunidade de imunização sem deslocamento para unidades de saúde, a comunidade acadêmica aproveitou a ação. Aluna de Agronomia, Bárbara Passos atualizou o cartão de vacinação com o reforço do imunizante contra covid-19 e influenza. “Sei o quanto é importante, mas passo o dia estudando. Então, toda vez que tem a ação aqui, aproveito, porque nunca tenho tempo de ir aos postos de saúde perto de casa”, afirma a discente.
“Vim porque sou profissional de saúde e lido diretamente com pessoas. Sei o quanto é importante a prevenção e estar em segurança”, diz Danile Silva, graduanda em Odontologia, que tomou as vacinas tríplice viral, contra influenza e bivalente da covid-19.
PÚBLICO – Segundo a coordenadora da ação, foram separadas doses suficientes para atender 450 pessoas no campus Darcy Ribeiro. O objetivo da atividade é exatamente fazer a atualização vacinal de adultos e proteger todos que fazem parte da UnB.
“Para a aplicação, basta apresentar documento oficial com foto e cartão de vacina. Dessa vez, ao todo, aplicamos 703 doses, que é como contabilizados, pois a mesma pessoa toma, às vezes, três vacinas diferentes”, salienta Carla.
“Ações como essa são importantes, justamente pelo público ser jovens, na faixa entre 20 e 25 anos. Eles geralmente não vão aos postos de vacinação, onde atendemos mais grávidas, crianças e idosos”, expõe Walquíria Oliveira, enfermeira responsável pela sala de vacina da Unidade de Saúde Básica (UBS) 3 da Asa Norte.
“Quem não tem mais o cartão vacinal pode acessar o aplicativo ConectSus, onde estão registradas as imunizações contra a Covid e outras vacinas. Quanto ao histórico anterior à criação do app, o público pode procurar uma UBS para baixar um cartão de vacina novo, com informação de sistemas antigos do Ministério da Saúde”, comunica a professora.
Confira matéria da UnBTV: