TRAJETÓRIA EXEMPLAR

Reconhecimento reflete os mais de 18 anos de dedicação e compromisso de Antônio Martins

Antônio Martins recebe o Mérito Universitário das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: André Gomes/Secom UnB

A UnB homenageou o servidor técnico-administrativo Antônio Martins da Silva Neto com o título de Mérito Universitário. A titulação foi aprovada na 507ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada em novembro de 2023.

Trata-se de uma das maiores honrarias concedidas pela UnB, destinada a membros da comunidade que se destacam pelo serviço à instituição. Na oportunidade, familiares, colegas e amigos do laureado prestigiaram a cerimônia no auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, no dia 14.

A celebração destacou os mais de 18 anos de serviços exemplares prestados à Universidade, sendo 15 deles dedicados, exclusivamente, ao Departamento de Música do Instituto de Artes (MUS/IdA). Antônio se tornou referência pelo zelo, compromisso, paciência, prestatividade e pela convivência harmoniosa com estudantes, técnicos e docentes.

Em discurso de apresentação, o orador da cerimônia e professor do departamento, Paulo Marins, destacou que o servidor é um exemplo de dedicação à Universidade e que desempenhou muito mais do que apenas sua função técnica, ajudando a produzir cenários e cartazes para diversas apresentações.

Familiares, colegas de trabalho e amigos de Antônio Martins prestigiaram a solenidade. Foto: André Gomes/Secom UnB

“Sinto-me honrado por falar de um profissional exemplar, que vem se dedicando com afinco, por muitos anos, a essa Universidade que amamos”, disse Paulo Martins. “Por sua grande capacidade e disposição, lidou, de forma excelente, com a tarefa de gerir um espaço pequeno, frente ao grande número de discentes e docentes do departamento”, destacou docente da Música.

Visivelmente emocionado e com a voz embargada, o outorgado agradeceu as oportunidades de crescimento pessoal e profissional que teve ao longo dos anos dedicados à UnB e também à família pela base e apoio incondicionais. “Esse é um discurso de gratidão”, afirmou.

Com orgulho, o laureado relembrou a trajetória e afirmou ter se esforçado para aprender com cada colega e a dar o melhor em todos os lugares por onde passou.

“Quando ingressei na UnB – já com meu primeiro chefe –, aprendi sobre alteridade, palavra que expressa a condição de reconhecer o outro e respeitá-lo através de suas experiências, valores e perspectivas”, expressou.

“No Departamento de Música, conheci um mundo novo e com lógica própria. Lá aprendi a valorizar a interação humana e o processo de estudo e dedicação dos alunos, o que só é visto na apresentação final”, destacou Antônio. Ele ainda falou sobre o novo desafio ao mudar de setor.

“No ano passado, concluí o meu tempo no MUS e busquei algo que fosse oposto ao que eu fazia. Fui para a Auditoria Interna, onde um novo ambiente de aprendizado se abriu”, celebrou o laureado, que finalizou a fala agradecendo a família, “por sempre oferecer a estrutura necessária e pelo respeito ao jeito de pensar e agir”.

EXEMPLO – Compondo a mesa de honra, a diretora do Instituto de Artes, professora Fátima Santos, destacou a importância da dedicação de Antônio para o bom funcionamento do departamento e pontuou as contribuições do servidor que vão além das tarefas administrativas.

O quarteto de violões, composto por alunos da UnB que integram a orquestra do MUS, ficou a cargo da homenagem musical ao outorgado. Foto: André Gomes/Secom UnB

“Para além do trabalho, ele se destaca pelo senso de justiça, equilíbrio e uma organização natural para resolver as coisas”, disse a diretora. “Outro ponto forte é que sempre buscou aprender e ser grato. Por isso, posso dizer que ele representa bem todos os nossos servidores”, discursou Fátima.

A cerimônia também contou com a participação da reitora da UnB, Márcia Abrahão, que ressaltou o valor do trabalho dos servidores técnico-administrativos para o sucesso da Universidade.

“Quando reconhecemos o trabalho dos nossos servidores, nos fortalecemos como Universidade. Além de reconhecer o trabalho exemplar, essa homenagem também serve para mostrarmos para a sociedade o nosso compromisso com o serviço público”, disse.

TRAJETÓRIA – Em 2005, Antônio ingressou como Assistente em Administração no quadro efetivo da Universidade. Ao longo das quase duas décadas de serviços prestados à comunidade acadêmica, o servidor contribuiu para a organização de diversos eventos acadêmicos e científicos.

Também desempenhou papel crucial na condução de concursos públicos e seleções simplificadas, processos que exigem conhecimento técnico e proatividade. A atuação de Antônio inclui a colaboração em comissões internas, nas quais ajudou a redigir regras de utilização dos espaços compartilhados e a debater procedimentos de segurança.

Ao longo de sua carreira, Antônio concluiu a graduação em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, em 2012. Entre tantas atividades administrativas, também ajudou no controle do orçamento financeiro e atuou junto à chefia do Departamento de Música, buscando oferecer o melhor à comunidade acadêmica.

Vale destacar que a primeira lotação do homenageado foi no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Já em 2023, pediu transferência do MUS para a Auditoria Interna (AUD/UnB), onde atua desde então.

Confira registro da íntrega da cerimônia, feito pela UnBTV: