EXCELÊNCIA

De acordo com o ranking Times Higher Education (THE) Latin America, a UnB é a oitava melhor federal do país e a 18ª melhor no cenário latino-americano

 

Considerando todos as universidades brasileiras, tanto públicas quanto privadas, a UnB está na 13ª posição. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A UnB consolida-se entre as universidades mais bem avaliadas da América Latina, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) Latin America. Em 2024, a instituição reforça seu compromisso com a qualidade acadêmica ao ocupar o 18º lugar no ranking geral da região. No contexto das universidades federais brasileiras, a UnB está entre as oito melhores. No cenário nacional, considerando públicas e privadas, é a 13ª. O resultado foi divulgado no dia 12.

 

A reitora Márcia Abrahão celebrou mais esse reconhecimento internacional da UnB. “Parabenizo a nossa comunidade por manter o elevado nível acadêmico da nossa instituição, que permanece entre as principais universidades do Brasil e da América Latina. Passamos por grandes desafios nos últimos anos, como a pandemia e graves cortes no orçamento para as universidades federais e para a ciência feitos pelo governo anterior. Os nossos excelentes resultados nos rankings nacionais e internacionais somente são possíveis com o trabalho incansável dos nossos docentes, estudantes e técnicos.”

 

De 2017 a 2024, o escore geral da instituição apresentou aumento de 11%, evidenciando uma trajetória que destaca a Universidade como um centro de excelência na região.

 

“Em 2017, fomos classificados em 19º lugar na América Latina e, em 2024, estamos entre as 18 melhores, mesmo com o aumento do número de universidades participantes no ranking, que passou de 82, em 2017, para 230 em 2024. Esse resultado demonstra o trabalho de toda a nossa comunidade acadêmica", salientou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

 

"Mantemos a expectativa de que os recursos necessários para o desenvolvimento em nível superior e em ciência e tecnologia serão disponibilizados, reforçando a excelência da Universidade de Brasília. A UnB é lugar de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, em prol do desenvolvimento do país”, acrescentou Imbroisi.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.