SÉRIE: ENTREVISTAS GESTÃO 2024-2028

O decano Peterson Góes Silva aponta, como prioridades estratégicas do Decanato de Gestão de Pessoas, o dimensionamento racional da força de trabalho, o uso de tecnologia e a atenção à saúde e ao bem-estar de servidores

Novo decano do DGP, Peterson Góes Silva é servidor técnico-administrativo e tem trajetória de atuação em gestão de pessoas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB 

 

Em continuidade à série de entrevistas com os novos decanos da gestão 2024-2028, a Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB entrevistou o servidor técnico Peterson Góes Silva, agora à frente do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). O DGP desempenha funções essenciais que vão do provimento à aposentadoria de técnicos e docentes. É o decanato que gere a folha de pagamento, os cadastros, a movimentação e as ações destinadas à saúde ocupacional e à segurança do trabalho de profissionais e estagiários. Também opera na implementação do Programa de Gestão de Pessoas (PGD) e gerencia dados internos que subsidiam tomadas de decisões institucionais no campo dos recursos humanos.

 

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A oferta de serviços de excelência tem relação direta com a atuação de corpo de servidores preparado, valorizado e com acesso aos recursos adequados para o exercício profissional. Para facilitar esse ambiente na Universidade de Brasília, a nova gestão do DGP promete apontar o foco para a eficiência, a transparência e a agilidade, ao mesmo tempo em que aprofunda o diálogo com a comunidade.

 

A estrutura do decanato conta com pouco mais de cem profissionais. Eles estão presentes em quatro diretorias que realizam cerca de 9 mil atendimentos mensais a servidores ativos, aposentados e pensionistas. Somam-se a esses números, as mais de 1,1 mil interações em suporte direto oferecido de forma presencial ou remota pela Coordenadoria de Atendimento (Coate), uma das cinco unidades vinculadas à Assessoria do DGP (Ascol).

 


"O DGP trabalhará para fortalecer a cultura organizacional, promover a inovação e possibilitar que cada servidor tenha as condições necessárias para contribuir de forma significativa. Estamos confiantes de que seremos capazes de implementar políticas robustas e duradouras que contribuirão diretamente para o desenvolvimento sustentável e a excelência institucional." Peterson Góes Silva, decano de Gestão de Pessoas da UnB.


 

 

As diretorias do atual organograma do decanato são as de Administração de Pessoas (DAP), de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade), de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (Dpam) e de Saúde e Segurança Ocupacional (DSO). Elas são compostas por coordenadorias, que atuam em atenção aos mais de 5,3 mil técnicos e docentes da ativa e aos mais de 2,6 mil aposentados da UnB.

 

“Nossa recém-iniciada gestão está comprometida em modernizar, humanizar e tornar mais eficiente a gestão de pessoas”, garante o novo decano. Graduado em administração de empresas e mestrando em economia, Peterson Góes chega ao cargo com a experiência de quem já foi coordenador de acompanhamento de carreira e de atendimento, assistente de direção e diretor da Dcade. No rol das prioridades da gestão, ele inclui o dimensionamento da força de trabalho, a transformação digital e a saúde e o bem-estar dos profissionais da Universidade.

 

Confira a entrevista com o decano de Gestão de Pessoas, Peterson Góes Silva:


Como o decanato vai contribuir para a justiça socioambiental na UnB?

O DGP pode contribuir por meio de políticas e ações que promovam inclusão, diversidade e sustentabilidade. Entre elas, destacam-se a implementação de políticas afirmativas para a contratação, capacitação e promoção de servidores de diferentes origens sociais, étnicas, de gênero e com deficiência, além de iniciativas que garantam ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor. Além disso, pode atuar na sensibilização para práticas sustentáveis, como a redução do desperdício e o uso consciente de recursos. Essas ações reforçam o compromisso da gestão com um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e responsável, alinhado aos valores institucionais.
Ainda, atuará junto às diretrizes da administração superior, apoiando comissões e grupos de trabalho que combatem o assédio moral e sexual e que promovem um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, com foco na saúde mental e física dos servidores.

 

O que deve mudar na maneira como o decanato atua e o que será mantido?

O decanato buscará atuação mais estratégica e integrada aos objetivos institucionais. O foco será na eficiência, transparência e agilidade, além de reforçar o diálogo contínuo com a comunidade para possibilitar atendimento às reais demandas institucionais. Esse diálogo acontecerá no âmbito do DGP, com servidores da equipe. Temos servidores com anos de experiência e que contribuirão com o que esperamos para o futuro. Será uma gestão participativa. Serão mantidos valores fundamentais da UnB, como humanização nas relações de trabalho, ética, inclusão, excelência e qualidade de vida. As políticas e práticas continuarão alinhadas ao Planejamento Estratégico da Universidade, garantindo que o capital humano contribua efetivamente para os objetivos acadêmicos, administrativos e sociais. As mudanças incluem recrutamento e seleção estratégicos; capacitação contínua; gestão de desempenho transparente; ambiente de trabalho saudável; uso de tecnologia e análise de dados; diversidade e inclusão; aprimoramento nas relações sindicais e trabalhistas; sustentabilidade e responsabilidade social; monitoramento de indicadores. O DGP trabalhará para fortalecer a cultura organizacional, promover a inovação e possibilitar que cada servidor tenha as condições necessárias para contribuir de forma significativa.

 

Quais são as principais prioridades desta gestão? Por que foram escolhidas como foco inicial?

Nossa recém-iniciada gestão está comprometida em modernizar, humanizar e tornar mais eficiente a gestão de pessoas. Para isso, estabelecemos prioridades estratégicas que refletem os principais desafios e oportunidades identificados no contexto atual. Entre elas, temos o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), processo que visa otimizar recursos humanos, reduzir sobrecargas e fortalecer a capacidade institucional e a transformação digital, na busca por reduzir burocracias e aumentar a eficiência e a transparência no DGP. Também é prioritário o desenvolvimento de ações em atenção à saúde mental, com apoio psicológico, estratégias de promoção à qualidade de vida no trabalho e de capacitação e desenvolvimento contínuo. Queremos ainda consolidar o PGD como ferramenta de gestão estratégica e fortalecer canais de comunicação, promovendo uma escuta ativa. Essas prioridades têm base na análise do cenário atual, levando em conta demandas históricas, desafios emergentes e a necessidade de alinhar práticas de gestão de pessoas aos objetivos estratégicos da UnB. Acreditamos que essas ações terão impacto para um ambiente mais saudável, eficiente e inclusivo.

 

Quais são os principais desafios do decanato atualmente? O que será feito para superá-los? Qual estratégia será adotada?
Entre os principais desafios estão a modernização dos processos administrativos e a promoção de uma cultura de bem-estar organizacional. Para superá-los, adotaremos uma abordagem colaborativa, integrando tecnologias modernas e ampliando o diálogo com gestores e servidores.

 

Quais ações estão sendo implementadas nesses primeiros dias da gestão e como se relacionam com as ações de longo prazo?
Nestes primeiros dias, estamos focados em compreender profundamente o cenário atual, realizando um estudo detalhado dos processos, políticas e desafios existentes. Esse diagnóstico é essencial para embasar nossas próximas ações com clareza e precisão. Paralelamente, praticamos uma escuta ativa com servidores e gestores do DGP, promovendo diálogos abertos para identificar demandas, desafios e sugestões. Também trabalhamos na organização interna dos processos administrativos e fluxos, com o objetivo de otimizar rotinas, corrigir gargalos e estabelecer padrões que garantam maior eficiência e transparência no atendimento às demandas. Essas ações são fundamentais para estratégias de longo prazo, que incluem a modernização tecnológica dos sistemas de gestão de pessoas, a criação de programas de saúde mental e bem-estar, o fortalecimento da capacitação contínua e do desenvolvimento de lideranças e a promoção ativa da diversidade e inclusão. Estamos confiantes de que seremos capazes de implementar políticas robustas e duradouras que contribuirão diretamente para o desenvolvimento sustentável e a excelência institucional.

 

Como você planeja envolver a comunidade universitária nas decisões e projetos?
Por meio de consultas públicas, reuniões participativas e canais digitais de comunicação, buscaremos ouvir as demandas e incorporar sugestões da comunidade. Essa aproximação é fundamental para que as ações reflitam as reais necessidades da UnB.

 

Que mensagem gostaria de deixar à comunidade universitária?
Reforço nosso compromisso com a excelência, transparência e humanização na gestão de pessoas. Convido todos a colaborarem ativamente com o DGP para construirmos juntos uma universidade ainda mais inclusiva e inovadora.

 

SERVIÇO – O DGP funciona no primeiro andar do Bloco A da Reitoria, no campus Universitário Darcy Ribeiro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Contatos: (61) 3107-578 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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