O Decanato de Administração (DAF) é o sexto na série de entrevistas realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom) com nomes da administração superior para a gestão 2024-2028. Com foco em avançar nas boas práticas de governança, na gestão pública transparente e em aprimorar a comunicação com a comunidade, o decanato é conduzido, desde o fim de 2024, pelo servidor técnico Jeremias Arraes.
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Entre os serviços prestados pelo DAF estão gestão de materiais, contratos, contabilidade, finanças e compras públicas nacionais e internacionais. Exemplo disso são as aquisições dos mobiliários e equipamentos das unidades acadêmicas e administrativas; o pagamento dos auxílios de extensão; a gestão de contratos referentes a acessibilidade, assistência estudantil e transporte intercampi; o apoio à elaboração de editais para auxílio financeiro e fomento à pesquisa.
A unidade opera também na ordenação de despesas, para a execução eficiente e transparente do orçamento da Universidade, e tem presença nos órgãos colegiados e superiores da UnB: compõe o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Administração (CAD), atua na vice-presidência da Capro (Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos), e preside a Câmara de Planejamento e Administração (Cplad), ao lado do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).
Para isso, dispõe de 107 servidores, 25 terceirizados e dois estagiários alocados na Secretaria Administrativa, na Assessoria e em seis diretorias: de Contratos Administrativos (DCA); de Contabilidade e Finanças (DCF); de Compras (DCO); de Gestão de Materiais (DGM); de Importação e Exportação (Dimex); de Análise e Conformidade Processual (DACP).
"Pretendemos apresentar a estrutura do DAF em cada unidade administrativa e acadêmica da UnB, para que conheçam nossas competências, os fluxos e a instrução dos processos, nossas dificuldades e a importância da participação de todos nessa gestão administrativa que contribui para o alcance dos objetivos institucionais." Jeremias Arraes, decano de Administração da UnB.
O novo decano de Administração, Jeremias Arraes, é contador e servidor técnico da UnB desde 2010, e acumula a experiência de coordenador, diretor, assessor estratégico e decano substituto na unidade – além de cargos de direção e coordenação na iniciativa privada.
Na área acadêmica, é mestre em Gestão Pública e bacharel em Ciências Contábeis; é especialista em Auditoria Interna e Externa, em Controle e Auditoria Públicos e em Didática Superior. É professor no curso de especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais do Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead/UnB), e já atuou como professor substituto no Departamento de Ciências Contábeis (CCA) da UnB e como professor pesquisador no Instituto Federal de Brasília (IFB).
Confira a entrevista com o decano de Administração, Jeremias Arraes:
Como o decanato vai contribuir para a justiça socioambiental na UnB?
A sustentabilidade econômica, social e ambiental é premissa orientadora de todas atividades e processos do DAF e a justiça socioambiental está destacada em seu planejamento estratégico. Iniciativas como o uso eficiente de materiais, a transparência em contratos e a implementação de práticas administrativas alinhadas à justiça socioambiental garantem que a Universidade opere de forma responsável e equitativa. Como exemplo, podemos citar a atuação da Diretoria de Gestão de Materiais (DGM), que implementa práticas de reutilização e descarte responsável, alinhadas às legislações ambientais vigentes, promovendo economia circular dentro da Universidade. Já a Diretoria de Compras (DCO) prioriza licitações e contratos que atendam a critérios de sustentabilidade, como serviços e aquisição de produtos com menor impacto ambiental, bem como exige percentual mínimo de mão de obra constituída por mulheres vítimas de violência doméstica, nos processos licitatórios. A atuação do decanato transcende a administração financeira e busca impactar diretamente a criação de um ambiente universitário mais inclusivo e sustentável, com a gestão pública alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O que deve mudar na maneira como o decanato atua e o que será mantido?
Nos últimos quatro anos de gestão, o DAF foi afetado, em relação à condução das suas atividades, pela troca de três decanos. Essas dificuldades foram superadas muito por conta de sua estrutura organizacional consolidada e de uma equipe competente e acostumada a dar respostas aos problemas complexos da UnB. Por isso, haverá poucas mudanças nos cargos de gestão do decanato. Outro ponto importante é que permanece sua identidade estratégica e seus pilares de gestão: Inovação Estratégica, Transparência Pública, Governança e Acompanhamento da Gestão. A grande mudança na maneira como o decanato irá atuar está relacionada à transparência das suas ações e na comunicação com a comunidade universitária. Pretendemos apresentar a estrutura do DAF em cada unidade administrativa e acadêmica da UnB, para que conheçam nossas competências, os fluxos e a instrução dos processos, nossas dificuldades e a importância da participação de todos nessa gestão administrativa que contribui para o alcance dos objetivos institucionais.
Quais são as principais prioridades desta gestão? Por que foram escolhidas como foco inicial?
São três as prioridades em destaque: Transparência, Governança e Comunicação. A principal delas será a transparência, um pilar da gestão e um objetivo estratégico do DAF. Não só os órgãos de controle, mas a sociedade tem cobrado cada vez mais transparência no setor público. Iremos elaborar um modelo de transparência autêntico, que disponibilize dados da execução orçamentária, financeira e patrimonial em tempo real ou com a periodicidade adequada, reduzindo custos e burocracia processual e subsidiando a tomada de decisão dos gestores das unidades administrativas e acadêmicas, além de atender os anseios da sociedade por informações públicas, preservando-se a autonomia universitária. A segunda prioridade está relacionada aos pilares da boa governança: transparência, acesso à informação, accountability e compliance. Buscaremos ir além da transparência e o foco não será apenas nos resultados, mas em dar eficiência na forma pela qual a Universidade alcança seus objetivos, estabelecendo-se, assim, boas práticas de gestão, com menores custos de processos e melhores controles internos no âmbito do decanato. A terceira prioridade é a comunicação. Em diagnóstico organizacional recente, foram identificadas falhas na comunicação interna e externa do decanato. A unidade avançou muito na comunicação nos últimos anos, criando plataformas de mídia social e streaming de conteúdo, porém, há a necessidade de ampliar a divulgação dessas plataformas, bem como de se aproximar das unidades acadêmicas e administrativas para que compreendam as atividades realizadas pelo decanato.
Quais são os principais desafios do decanato atualmente? O que será feito para superá-los? Qual estratégia será adotada?
São muitos os desafios. O primeiro é consolidar a estrutura organizacional do DAF, com a reestruturação de algumas diretorias para atender aos normativos vigentes, principalmente no que se refere às contratações públicas, e também serão feitas melhorias de infraestrutura e adequação dos espaços. Vamos fomentar a transparência pública: planejamos concluir e apresentar a ferramenta gerencial Accountability DAF para a gestão e um projeto de transparência institucional com mecanismos de fortalecimento de prestações de contas e de comunicação (inter)institucional, provendo informações relevantes, tempestivas e de fácil compreensão ao público. Precisamos ampliar a comunicação interna e externa e a satisfação dos usuários dos serviços do DAF. Queremos aprimorar a governança e a gestão estratégica, para isso pretendemos consolidar nos próximos meses um modelo gerencial com a divulgação dos relatórios de gestão em nível de diretoria, buscando mais qualidade nos resultados alcançados pelo decanato, em paralelo com a otimização dos recursos disponíveis, instituindo-se boas práticas de governança. Também é preciso aperfeiçoar os processos de compras públicas. O desafio aqui é implementar um novo modelo de governança nas contratações da UnB, cuja proposta está em fase de apreciação no Conselho de Administração (CAD), com expectativa de aprovação ainda nesse primeiro semestre de 2025.
Quais ações estão sendo implementadas nesses primeiros dias da gestão e como se relacionam com as ações de longo prazo do decanato?
São três as principais ações: primeiro, estamos consolidando os relatórios de gestão do decanato e de todas as diretorias, para subsidiar a elaboração de um novo planejamento estratégico setorial, que é nossa segunda ação priorizada e está em andamento. Seguiremos o mesmo modelo do plano anterior, envolvendo técnicos e acadêmicos, já alinhado com as novas propostas da atual gestão. Por fim, a terceira ação que está sendo feita é a de melhoria do espaço físico do DAF. Nos últimos anos, os servidores do DAF sofreram com instalações inadequadas, algumas até improvisadas. Por isso, nesse início de gestão foi priorizada a melhoria dos espaços e a adequação das instalações do DAF. A previsão é que, nos próximos meses, pelo menos 50% das diretorias do decanato estejam em instalações mais adequadas, com um ambiente melhor de trabalho, o que certamente proporcionará bons resultados à UnB.
Como você planeja envolver a comunidade universitária nas decisões e projetos do decanato?
A comunidade será envolvida de duas formas. A primeira será por meio da transparência ativa, fomentando o controle social e fazendo com que a comunidade fiscalize e acompanhe as ações do decanato, assegurando que os recursos públicos sejam bem empregados. A segunda forma de participação será por meio do projeto de comunicação, que levará a estrutura do DAF mais próximo da comunidade, incentivando uma maior participação na gestão pública e no aperfeiçoamento dos serviços prestados.
Que mensagem você gostaria de deixar para a comunidade universitária?
A comunidade pode esperar um Decanato de Administração parceiro, transparente e comprometido com os objetivos institucionais. Quero que todos saibam que meu compromisso e o de toda equipe do decanato é fazer o melhor pela UnB, agindo com respeito, diálogo e transparência. Assumi esse desafio porque confio muito nas pessoas que integram a equipe do DAF e pelos gestores que assumiram a UnB. Estou aqui para ouvir, aprender e agir de forma responsável, buscando soluções que atendam às necessidades de todos. Por isso, conto com a confiança de toda a comunidade e me coloco à disposição para construirmos juntos um futuro melhor para nossa universidade e para sociedade.
SERVIÇO – O Decanato de Administração funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no 2º andar do Prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. O contato é pelos telefones (61) 3107-0367 e (61) 3107-0696 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O público pode acompanhar o trabalho do DAF pelo site institucional ou pelas redes sociais: Instagram, Spotify e YouTube.