INTERNACIONALIZAÇÃO

Integrante da família imperial do Japão conversou com estudantes da Universidade de Brasília durante as celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre os países

Três grupos de estudantes tiveram a oportunidade de conversar com a princesa japonesa. Entre os assuntos, muitos contaram como se interessaram pelo idioma japonês. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília recebeu a visita da princesa do Japão, Kako de Akishino. A vinda da integrante da família imperial japonesa marcou a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil e reforçou os laços de amizade, intercâmbio cultural e cooperação acadêmica entre as duas nações. O evento ocorreu nesta quinta-feira (12).

 

A comitiva foi recebida pela reitora da UnB, professora Rozana Naves, e pelo vice-reitor Márcio Muniz, no prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Após uma breve recepção no gabinete da Reitoria, a princesa participou de um encontro com estudantes no Salão de Atos, onde pôde conhecer diferentes projetos e experiências acadêmicas ligados à cultura japonesa.

 

A reitora destacou o simbolismo da visita. “Com grande honra e imenso respeito recebemos em nossa Universidade a visita de Sua Alteza Imperial Princesa Kako de Akishino. Trata-se de um momento histórico que fortalece os laços de amizade, cooperação acadêmica e intercâmbio cultural entre os nossos países”, afirmou Rozana Naves. Ela também ressaltou os valores que aproximam a UnB e a princesa japonesa, como a defesa da inclusão social, o compromisso com a educação e a valorização da cultura e das artes.

 

A princesa Kako, que optou por não realizar discursos formais, demonstrou atenção e interesse ao interagir com três grupos de estudantes da Universidade. Um deles foi composto por discentes do curso de Letras/Japonês (IL/UnB), que compartilharam suas motivações e trajetórias de estudo da língua e da cultura do Japão.

 

João Marcelo Nascimento, estudante do sétimo semestre do curso, relatou a emoção do encontro. “Ela olha nos nossos olhos, presta atenção no que falamos. Foi um momento de troca real”, contou. Segundo o estudante, os participantes apresentaram à princesa fotos e materiais que ilustram suas pesquisas e práticas culturais, como performances de música tradicional japonesa e experiências em sala de aula.

O encontro fortalece os laços de amizades entre Brasil e Japão. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

“O japonês é uma língua muito diferente, que exige muito esforço. Quem se aprofunda, geralmente é por amor e admiração pela cultura”, destacou João. “Ela nos agradeceu e disse que admira nossa dedicação. Desejou sucesso aos nossos objetivos. Foi muito especial”, contou o estudante.

 

Durante a visita, também estiveram presentes o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o chefe da delegação imperial, Yasumasa Nagamine, além de representantes da Administração Superior da UnB e do corpo diplomático japonês.

 

A presença da princesa Kako reforça a importância das relações entre o Brasil e o Japão, marcadas por mais de um século de história e pela atuação da maior comunidade nikkei fora do Japão. Na UnB, essa parceria se concretiza por meio de projetos conjuntos de pesquisa, mobilidade acadêmica e ações culturais, com protagonismo do Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB).

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.