A Universidade de Brasília recebeu a visita da princesa do Japão, Kako de Akishino. A vinda da integrante da família imperial japonesa marcou a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil e reforçou os laços de amizade, intercâmbio cultural e cooperação acadêmica entre as duas nações. O evento ocorreu nesta quinta-feira (12).
A comitiva foi recebida pela reitora da UnB, professora Rozana Naves, e pelo vice-reitor Márcio Muniz, no prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Após uma breve recepção no gabinete da Reitoria, a princesa participou de um encontro com estudantes no Salão de Atos, onde pôde conhecer diferentes projetos e experiências acadêmicas ligados à cultura japonesa.
A reitora destacou o simbolismo da visita. “Com grande honra e imenso respeito recebemos em nossa Universidade a visita de Sua Alteza Imperial Princesa Kako de Akishino. Trata-se de um momento histórico que fortalece os laços de amizade, cooperação acadêmica e intercâmbio cultural entre os nossos países”, afirmou Rozana Naves. Ela também ressaltou os valores que aproximam a UnB e a princesa japonesa, como a defesa da inclusão social, o compromisso com a educação e a valorização da cultura e das artes.
A princesa Kako, que optou por não realizar discursos formais, demonstrou atenção e interesse ao interagir com três grupos de estudantes da Universidade. Um deles foi composto por discentes do curso de Letras/Japonês (IL/UnB), que compartilharam suas motivações e trajetórias de estudo da língua e da cultura do Japão.
João Marcelo Nascimento, estudante do sétimo semestre do curso, relatou a emoção do encontro. “Ela olha nos nossos olhos, presta atenção no que falamos. Foi um momento de troca real”, contou. Segundo o estudante, os participantes apresentaram à princesa fotos e materiais que ilustram suas pesquisas e práticas culturais, como performances de música tradicional japonesa e experiências em sala de aula.
“O japonês é uma língua muito diferente, que exige muito esforço. Quem se aprofunda, geralmente é por amor e admiração pela cultura”, destacou João. “Ela nos agradeceu e disse que admira nossa dedicação. Desejou sucesso aos nossos objetivos. Foi muito especial”, contou o estudante.
Durante a visita, também estiveram presentes o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o chefe da delegação imperial, Yasumasa Nagamine, além de representantes da Administração Superior da UnB e do corpo diplomático japonês.
A presença da princesa Kako reforça a importância das relações entre o Brasil e o Japão, marcadas por mais de um século de história e pela atuação da maior comunidade nikkei fora do Japão. Na UnB, essa parceria se concretiza por meio de projetos conjuntos de pesquisa, mobilidade acadêmica e ações culturais, com protagonismo do Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB).
