MEIO AMBIENTE

Reunião com ampla participação da comunidade universitária abre construção coletiva das ações. Evento acontece em Brasília de 13 a 14 de outubro

Administração superior se reuniu com representantes da comunidade acadêmica, para a construção da agenda da UnB na Pré-COP 30. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Toda a potência, inovação e soluções para os desafios globais, produzidos na UnB, foram apresentados na sexta-feira, 11 de julho, no Auditório da Reitoria. O objetivo é institucionalizar o debate e montar uma agenda comum para o Pré-COP 30, realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de outubro.

 

O evento é um preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), com a presença de líderes mundiais, cientistas, organizações e sociedade civil, para a discussão de ações de combate às mudanças climáticas.

 

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente da UnB, Valdir Steinke, destacou a importância do evento para o aumento do envolvimento social e técnico da instituição e do país, no atual panorama geopolítico. “Nosso objetivo é criar um evento inclusivo, colaborativo e interativo, que não se restrinja a um auditório, mas que inclua iniciativas artísticas, culturais e acadêmicas,” declarou.

 

Já a reitora Rozana Naves pontuou que a agenda unificada e descentralizada valoriza o que já é produzido nas diferentes unidades acadêmicas e mobiliza a comunidade interna e externa. “Nosso propósito é maximizar tudo que já existe na UnB, as atividades de nossos grupos de pesquisa e de extensão, e agregar valor no sentido de tornar isso uma agenda institucional”, afirmou.

 

O primeiro encontro mostrou-se produtivo para acolher contribuições sobre iniciativas, experiências e ações da UnB. Eles demonstram o compromisso com a agenda climática, sustentabilidade e justiça socioambiental, visando a inserção da instituição na agenda do evento mundial.

 

Como deliberação inicial, formou-se um grupo de trabalho, que deve se reunir na próxima semana. O grupo será subdividido em cinco eixos: Justiça climáticas e direitos ambientais, Povos tradicionais e territórios, Biodiversidade e mudanças do clima, Cidades sustentáveis e adaptações urbanas e Juventude, educação climática e protagonismo social.

 

Todos terão o propósito de mostrar o grande potencial e trabalhos desenvolvidos na UnB. Assim como na reunião inicial, que contou com a massiva presença de representantes de todos os segmentos, para construir a agenda da Universidade para a Pré-COP.

 

COP NO BRASIL – O encontro global anual é realizado a cada edição em um país diferente, tendo acontecido a última vez em novembro de 2024, em Baku, Azerbaijão. A 30ª edição será realizada no Brasil, como uma oportunidade histórica de reafirmar o papel do país na liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, além de ter forte simbolismo sobre a preservação da Amazônia. 

 

Entre os principais temas discutidos terá em debate a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, tecnologias de energia renovável e preservação de florestas e biodiversidade. O encontro preparatório, Pré-COP 30, busca facilitar consensos sobre temas-chave do evento principal e aliviar tensões.

 

Ele reunirá cerca de 50 delegações internacionais e observadores, com o objetivo de alinhar estratégias, facilitar os diálogos diplomáticos, apresentar os compromissos do Brasil e garantir o engajamento internacional. Será realizado em Brasília para facilitar a participação e preparar o terreno para a conferência principal. 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.