GRADUAÇÃO

Teatro de Arena foi espaço para celebração dos calouros. Registro acadêmico ocorre até 24 de junho e é obrigatório para garantir a vaga

O campus Darcy Ribeiro foi palco de alegria e empolgação de jovens ansiosos para fazer a diferença dentro da universidade pública. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Na quarta-feira (19), a UnB divulgou a lista dos aprovados em primeira chamada no Acesso Enem, para ingresso no segundo semestre letivo de 2024. O anúncio ocorreu presencialmente no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, e on-line, no site do Cebraspe.

O Acesso Enem, processo seletivo que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebeu 21.852 inscrições e ofertou 2.120 vagas em cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Gama (FGA) e Faculdade UnB Planaltina (FUP). Para o ingresso em primeira chamada foram convocados 2.071 participantes.

A tarde para os candidatos foi de alegria ao identificar o nome na lista dos aprovados. O espírito da campanha institucional da UnB para 2024, #TMJ pra fazer a diferença, se fez presente na celebração: com comunidade universitária unida, na ocupação dos espaços, na sede por inovação e na reverberação da voz coletiva.

SANGUE NOVO – A caloura do curso de Engenharia Ambiental Amanda Elias Santos, 17, comemorou ao lado dos pais a aprovação. A jovem esperou seis meses para ingressar por meio do Acesso Enem UnB. Anteriormente, havia tentado pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). “Agora a sensação é de gratificação, pois dá para perceber que os esforços nos estudos para o vestibular, no fim, alcançaram um resultado positivo. É muito bom ver que os nossos sonhos dentro da Universidade vão se tornar realidade”, celebra.

A mãe, Sandra Elias, contou com emoção sobre a sensação de dever cumprido ao ler o nome da filha na lista de aprovados. “A vida inteira, fiz de tudo pela educação dela, e ela conseguiu. Agora, ela vai realizar um sonho dela e meu também.”

Tá de parabéns, de novo! Aprovado pela segunda vez na UnB, Hugo Lustosa Gonçalves agora vai seguir a sua vocação profissional: Ciências Contábeis. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Hugo Lustosa Gonçalves, 22, novo estudante de Ciências Contábeis pelo Sistema de Cotas para Negros, acumula a segunda aprovação em um curso de graduação na Universidade.

“Antes, eu tinha passado para Gestão Ambiental, mas não cursei porque minha vocação profissional é direcionada à área de administração. O sentimento da aprovação é uma coisa maravilhosa, e sempre é diferente de uma vez para outra”, disse.

Os veteranos de Engenharia Civil e a Atlética Tijolada, do curso, estavam reunidos e prontos para recepcionar os novos discentes. “É emocionante observá-los felizes comemorando essa conquista e ansiosos para iniciar a graduação na UnB”, contou Kelly Alves, aluna de Engenharia Civil.

PRÓXIMOS PASSOS A etapa seguinte para os aprovados é a realização do registro acadêmico. Entre os dias 20 e 24 de junho, deve ser feito o envio de documentação na página do Cebraspe. Na Agenda do Calouro, é possível acessar o cronograma de ingresso e acompanhar orientações específicas acerca dos documentos necessários para upload e como realizar o registro acadêmico.

O resultado definitivo do registro acadêmico será disponibilizado no site do Cebraspe, em 12 de julho, e o início das aulas está previsto para 19 de agosto.

COLA LÁ – No site boasvindas.unb.br, há informações importantes para os calouros, como Manual para estudantes de graduação da UnB; mapa dos quatro campi; e serviços de Apoio ao Estudante oferecidos pela Universidade.

Quer saber sobre a carteirinha estudantil? Lá também conta como funciona. E o já famoso evento Boas-Vindas para o 2º/2024? Em breve, haverá informações. Acompanhe a página e fique informado. Sejam bem-vindos à Universidade de Brasília.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.