A Universidade de Brasília, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inaugurou a Inovateca Simone Albuquerque, na sede da pasta, em Brasília, nesta quarta-feira (4). A nova biblioteca do MDS integra tecnologia, pesquisa e memória, contribuindo para a formulação de políticas públicas e a gestão do Cadastro Único (CadÚnico).
O projeto, desenvolvido por docentes e estudantes do Instituto de Artes (IdA) e da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB, promove a recuperação e reorganização do acervo bibliográfico do ministério, a fim de dar mais transparência e ampliar o acesso à informação, especialmente quanto ao CadÚnico, beneficiando pesquisadores, gestores e a sociedade em geral. Há ainda a criação do Atlas Digital do CadÚnico, uma ferramenta que permite a análise geoespacial da pobreza no Brasil, para subsidiar políticas públicas mais precisas.
Além do suporte informacional ao trabalho do MDS, a Inovateca reforça a memória institucional do ministério, com ênfase na trajetória do Cadastro Único. A exposição sobre o CadÚnico prevista para 2025 trará novas possibilidades de análise e compreensão de dados, facilitando a alocação de recursos e a implementação de políticas públicas mais eficazes.
Durante a cerimônia de inauguração, a reitora da UnB, Rozana Naves, celebrou a parceria como um marco no fortalecimento das políticas públicas no país. "A Inovateca é um exemplo de como o conhecimento acadêmico pode ser transformador quando aplicado a desafios reais. A UnB se orgulha de contribuir com tecnologia e inovação para construir um Brasil mais justo e solidário", afirmou.
A Inovateca fica na Esplanada dos Ministérios, bloco A, térreo. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.