HONORIS CAUSA

Bruce Beutler falou sobre avanços na área de imunologia

Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

O vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2011 Bruce Beutler esteve nesta quinta-feira (29) na Universidade de Brasília. Em auditório lotado, o cientista falou sobre a pesquisa que desenvolve na área de imunologia desde 1981, quando se formou.

"Meu pai me estimulou a fazer Medicina, mas sempre gostei muito do ambiente de pesquisa", disse. "Adoro trabalhar em laboratórios e resolver problemas, mesmo que pequenos. O cientista é um desbravador".

Durante a residência médica, Beutler teve contato com pacientes que sofriam infecções crônicas e, naquele momento, começou a se perguntar por que algumas pessoas tinham maior resistência à inflamação causada por micróbios e bactérias.

O pesquisador destaca que centenas de indivíduos continuam morrendo de septicemia – infecção generalizada –, mesmo com a criação dos antibióticos há 70 anos.

"A expectativa de vida aumentou oito vezes com as vacinas. Mas sem imunidade, os remédios não têm efeito algum", observa.

Estudantes, professores e pesquisadores acompanham palestra de Beutler. Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

Para ajudar a combater o problema, Beutler decidiu estudar o funcionamento do sistema imunológico do ponto de vista genético.

Com a ajuda de outros dois pesquisadores, descobriu o que chama de "chave de ativação" da imunidade: proteínas que acionam o sistema de defesa humano ao reconhecerem micro-organismos invasores.

"A evolução tecnológica potencializou os estudos ao permitir criar modelos por meio do computador", afirma o cientista, que segue mapeando, em tempo real, o comportamento dessas minúsculas estruturas celulares.

A palestra Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória ocorreu no auditório 3 da Faculdade de Medicina da UnB.

Atualmente, Beutler é diretor do Center for Genetics of Host Defense na UT Sowthwestern Medical Center em Dallas, EUA. Nesta semana, o pesquisador norte-americano esteve na USP e Fiocruz (RJ) para falar sobre o tema.

Cientista Bruce Beutler recebe título de Doutor Honoris Causa

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.