MOBILIDADE

Campus Darcy Ribeiro passa a contar com cinco estações para empréstimo de bicicletas. Aplicativo de acesso a sistema já está disponível

Governador (esq.), reitora da UnB e secretário de Mobilidade inauguram o +Bike no campus Darcy Ribeiro. Foto: Júlio Minasi/DEA

Bicicletas de uso público vão facilitar o ir e vir na Universidade de Brasília. Cinco estações do + Bike, o novo plano de ciclomobilidade do governo local, estão instaladas e em funcionamento no campus Darcy Ribeiro. O início do serviço e de outras ações de estímulo ao uso desse transporte foram anunciados na manhã desta quarta-feira (9), no auditório 4 do Instituto de Ciências Biológicas, com a presença da reitora Márcia Abrahão e do governador Rodrigo Rollemberg.

As estações na UnB dispõem do total de 50 bicicletas e estão localizadas na ala sul do Instituto Central de Ciências, no Pavilhão Anísio Teixeira, na Biblioteca Central, no Centro Olímpico e entre o Instituto de Artes e a Faculdade de Tecnologia. O empréstimo funciona como nos outros 40 pontos distribuídos pela cidade: é necessário fazer cadastro on-line e pagar taxa de habilitação anual (R$ 10), mensal (R$ 6) ou diária (R$ 3). Aí basta retirar a bike com o uso do aplicativo para celular ou por meio de ligação telefônica para o 4003-9846. (Saiba mais abaixo)

“Não poderia ter um lugar mais especial para este lançamento que a nossa querida UnB”, afirmou o governador Rollemberg. Ex-aluno da instituição, ele avalia o + Bike como um grande passo para a integração do sistema de transporte do Distrito Federal e aposta que a capital pode repetir a experiência do respeito às faixas de pedestre e ser exemplo nacional no trânsito de bicicletas.

Márcia Abrahão agradeceu, “como reitora da UnB e cidadã”, a iniciativa governamental. A gestora diz que as bicicletas e a expansão de ciclovias vão facilitar os deslocamentos dentro do campus e nas ligações com pontos estratégicos como a Rodoviária do Plano Piloto. “É fundamental esse reconhecimento de que a UnB também é um local importante no que diz respeito à mobilidade”.

A reitora destacou que 60 mil pessoas transitam todos os dias pelo Darcy Ribeiro e reforçou o pedido por mais alternativas de transporte ao campus. “Quem sabe o metrô não chega até aqui?”, indagou, antes de lembrar que essa é uma demanda feita ao governo desde 2008, quando era decana de Ensino de Graduação.

Crianças também terão acesso a bicicletas específicas para elas até dezembro em Brasília. Foto: Júlio Minasi/

CICLOVIAS – O secretário de Mobilidade do Governo de Brasília, Fábio Damasceno, anunciou que o DF deve contar com mais 218 km de ciclovias até o fim do ano que vem. A malha cicloviária atual é de 420 km. Ele destaca que hoje há 70 km em obras em locais de grande demanda de ciclistas, como a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A meta prioritária é conectar as pistas exclusivas existentes.

“Brasília tem potencial para ser a capital da ciclovia, a capital da bicicleta”, afirma Damasceno. Ele informou que novos editais preveem 60 estações de bicicletas compartilhadas nas regiões administrativas e anunciou para dezembro a oferta de serviço de empréstimo de bikes específicas para crianças.

BICICLETAS E SEGURANÇA – Os veículos disponíveis na UnB são novos e têm a cor verde. As bicicletas têm quadro de alumínio, selim anatômico ajustável, câmbio de três marchas e cesto de plástico. Os equipamentos de segurança incluem espelho retrovisor, buzina e sinalização refletiva.

A presença de um número maior de bikes no campus exige atenção extra de ciclistas, motoristas e pedestres. Pesquisa realizada em 2015 pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental fez diagnóstico sobre a situação das ciclovias que cortam a Universidade, mapeou paraciclos e produziu cartilha com recomendações para um trânsito consciente. O material reforça a necessidade de se atentar à legislação, respeitar espaços exclusivos e ter cuidado ao trafegar.

SERVIÇO:

Sistema + Bikes

Valor do passe: Diário R$ 3 / Mensal R$ 6 / Anual R$ 10

Valor por tempo de utilização:

Até 60 minutos: grátis (as viagens gratuitas devem ter intervalo mínimo de 15 minutos)

Acima de 60 minutos: R$ 5 a cada 60 minutos excedentes

Pagamentos via cartão de crédito

Confira a localização das cinco estações da UnB

Baixe o aplicativo

Telefone: (61) 4003-9846