A Faculdade UnB Gama (FGA) completa 15 anos em 2023. Para comemorar a data, a comunidade acadêmica preparou programação especial para 1º de setembro. Serão 15 horas de festa com diversas atrações.
Oficinas, food trucks, aulas e competições esportivas são algumas das atividades previstas. As festividades começam com um café da manhã no Restaurante Universitário, passam por mesas-redondas e oficinas diversas, como em robótica, inteligência artificial e energias renováveis, e terminam com jantar, luau e observação do espaço com telescópios.
No espaço Túnel de Lembranças, será possível conferir depoimentos da comunidade, fotos históricas, homenagens e reportagens sobre o campus. No dia, haverá também uma sessão especial do Conselho Universitário (Consuni).
>> Clique aqui e confira a programação completa
“A FGA irá completar 15 anos de implantação, com grandes conquistas na área de ensino, pesquisa e extensão. Tivemos vários desafios administrativos e acadêmicos durante os primeiros anos de existência do nosso campus. No entanto, com o esforço de toda a comunidade universitária e de forma colaborativa e integrada, superamos de forma brilhante estas dificuldades iniciais", diz o diretor da FGA, Sandro Haddad.
O gestor celebra: "Conseguimos construir um campus universitário diferenciado por sua excelência acadêmica e científica nas suas áreas de atuação”.
“Todos nós possuímos um enorme compromisso na consolidação e evolução desta qualidade acadêmica de nosso campus, mas sem nunca se esquecer de sua história, das dificuldades, das ações e das pessoas que ajudaram a construir esta magnífica instituição”, destaca Sandro Haddad.
DO INÍCIO AO FUTURO – Inaugurada no dia 26 de agosto de 2008 como parte do projeto de expansão da Universidade de Brasília, a FGA foi a princípio instalada, de forma provisória, no Fórum do Gama e em outros locais, como o Estádio Bezerrão e o Sesc Gama. O espaço definitivo só ficou pronto em 2011.
“A UnB Gama nasceu de uma proposta muito especial, sem departamentos e com uma multidisciplinaridade que jamais vi em outra instituição de ensino. No início, tínhamos uma única sala de professores, formada por um único e grande corredor, arrodeado de mesas, sem divisas e sem muros. Apenas pontes”, recorda o professor Ricardo Fragelli ao destacar o ambiente fervilhante de ideias onde conviviam diferentes especialistas e estudantes.
“Hoje, temos mais equipamentos, prédios e laboratórios. Temos mais projetos, experiência e capacidade material de desenvolvê-los. Temos ações de extensão junto à comunidade externa mais bem organizadas e institucionalizadas. Nossas ações de ensino e pesquisa são reconhecidas nacionalmente e podemos nos orgulhar dos egressos da FGA, muitos com projetos nacionais e internacionais”, comemora.
“Nos próximos 15 anos, a FGA se vê como uma grande instituição, com avanços substanciais em sua infraestrutura, nas estratégias inovadoras de ensino, na internacionalização das suas atividades e no apoio humanizado aos seus integrantes”, acredita o professor.
Para Fragelli, o campus herda o papel social preconizado como um dos pilares da UnB pelo idealizador da instituição e antropólogo, Darcy Ribeiro. "Filha da UnB, a FGA também pode se dizer filha de Darcy Ribeiro. Certamente Darcy receberia uma de suas caçulas com orgulho, principalmente por trazer em seu cerne o gene da educação como transformação social, o protagonismo dos estudantes e a integração com a comunidade”, diz.
Atualmente, o campus oferece os cursos de engenharias Aeroespacial, Automotiva, de Energia, de Software e Eletrônica. Juntas, as graduações formaram 881 profissionais de 2013 a 2022.
Na pós-graduação, são oferecidos cursos de especialização em Engenharia Clínica e Informática na Educação e os mestrados em Engenharia Biomédica e Integridade de Materiais da Engenharia.