ARTE

Três mostras simultâneas marcam o novo ciclo da CAL

Artista Marianne Nassuno expõe na Galeria CAL desenhos a lápis, resultado de sua pesquisa de mestrado na UnB. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) deu início ao ciclo de 2025 com a inauguração de três mostras simultâneas, que prometem enriquecer o cenário cultural da cidade. As exposições, que podem ser visitadas até 16 de maio, incluem obras de artistas emergentes e consolidados. A entrada é gratuita.

 

Na Galeria CAL, destaca-se a exposição Aquilo que des-aparece, que apresenta desenhos a lápis da artista Marianne Nassuno. A série é resultado de sua pesquisa de mestrado na UnB e explora a temática do desaparecimento sob diferentes perspectivas. "A ideia do desaparecer para si mesmo, a ideia do desaparecer para o outro, a ideia do desaparecer para o universo", explica a artista, ressaltando a profundidade de seu trabalho que busca distanciar-se da tradição do desenho. 

 

A Galeria de Bolso traz imagens dos bastidores do rock brasiliense, capturadas pelos fotógrafos Nick Elmoor e Ricardo Junqueira. Já na Galeria Acervo, os visitantes podem conferir os trabalhos finais de alunos do curso de Artes Visuais (Vis/IdA/UnB), que representam um importante passo na carreira desses jovens artistas. "Esse conjunto de exposições representa um pouco o diálogo que a gente pretende promover entre a comunidade interna e a comunidade externa", afirma Gregório Soares, diretor de Difusão Cultural da UnB.   

 

A CAL está em processo de criação do Laboratório de Curadoria, Exposições e Cursos, com o objetivo de capacitar profissionais na área de museologia e curadoria. A CAL já possui um acervo com mais de 3 mil obras que vão desde arte contemporânea a artefatos de povos tradicionais. "Esse museu tem um perfil muito afinado para pesquisas na parte de museologia, de curadoria, e, até então, não institucionalizamos isso. Temos profissionais muito capacitados, com muita expertise, e, como temos também um perfil muito extensionista, sempre trabalhamos na vertente da extensão, e agora estamos trazendo o laboratório para explorar e até capacitar os servidores aqui para atuar naquilo que já fazem", explica Estefânia Hoffman, da equipe de curadoria e exposições. 

 

Outra novidade deste ano é o projeto CAL Sonora, que ocorrerá toda última quinta-feira do mês, com apresentações de música experimental. "O projeto CAL Sonora atende uma demanda do pessoal da música, quem está investigando processos musicais", comenta Gregório, destacando a importância de acolher atividades que incentivem a pesquisa na área. 

 

Informações em ddc.unb.br.  

 

SERVIÇO – Casa da Cultura da América Latina (CAL): Setor Comercial Sul, Quadra 4, Edifício Anápolis, Brasília – DF | Visitações de segunda a sexta, das 10h às 18h. 

 

Assista à matéria completa da UnBTV:  

 

*Com informações da UnBTV.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.