ENSINO

Promovido pelo Programa A3M, evento na FT reúne especialistas e comunidade acadêmica para avaliar panorama brasileiro e global de incorporação dessas ferramentas na educação

 

Encontro nesta sexta-feira é aberto ao público. Para se inscrever, basta preencher formulário on-line. Arte: CEAD/UnB

 

Acessar, editar, compartilhar, reutilizar. A plataforma digital traz uma gama de possibilidades para disponibilização de conteúdos, fato que tem agregado alternativas às metodologias tradicionais de ensino. Nesse sentido, uma tendência recente no universo virtual é a disponibilização de ferramentas para uso livre e aberto de materiais digitais didáticos e de pesquisa, o que possibilita aos usuários não só visualizá-los, como também adaptá-los e redistribuí-los, com licenças de propriedade intelectual. Trata-se dos Recursos Educacionais Abertos (REAs), mecanismos que podem contribuir para melhorias nos processos de aprendizagem.

 

O assunto é tema do 3º Encontro Temático do Programa Aprendizagem para o 3° Milênio (A3M), promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead). O evento acontece nesta sexta-feira (15), na sala de informática da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília. A programação é aberta à comunidade e compreende palestras e minicurso, que vão aprofundar o debate sobre os avanços na aplicação dessas ferramentas na educação nacional e mundial. Para participar, os interessados devem preencher formulário disponível na internet.

 

Coordenador da edição e pesquisador da área, o professor Tel Amiel, da Faculdade de Educação (FE), ressalta a atualidade do tema, considerada a adoção e consolidação de políticas voltadas para a área ao longo de mais de uma década, sobretudo como estratégia para o desenvolvimento sustentável. “A discussão é relevante nesse momento em que novas políticas estão sendo adotadas, assim poderemos avaliar possíveis consequências e como podemos avançar na promoção desses recursos”, afirma Amiel.

 

O docente menciona como recentes conquistas do Brasil a implementação dos REAs na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a publicação de uma portaria do Ministério da Educação (MEC) garantindo que os recursos financiados pela pasta para a educação básica sejam disponíveis de forma aberta. Tel Amiel ministrará, às 9h, palestra com o tema Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: tendências globais e avanços nacionais, além de minicurso para professores integrantes da UAB sobre o uso dessas estratégias de ensino, das 14h às 18h.

 

Virgínia Rodés, coordenadora do Programa de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (ProEVA) e do Núcleo de Recursos Educacionais Abertos e Acessíveis (Núcleo REA) da Universidade da República, no Uruguai, e Marlucia Amaral, coordenadora geral de Tecnologias e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), também são convidadas da atividade. 

 

Durante o encontro, será lançado o site do Programa A3M, que funcionará como repositório de metodologias inovadoras desenvolvidas na UnB a serem compartilhadas com toda a comunidade acadêmica. 

Comunidade acompanha seminário sobre inovação em aprendizagem realizado pelo Programa A3M, em maio de 2017. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

SOBRE – Vinculado ao Cead, o Programa A3M foi criado em 2017, com a proposta de identificar, valorizar, fomentar e divulgar ações educacionais inovadoras desenvolvidas na UnB nas diferentes áreas do conhecimento, visando a promoção de melhorias na educação superior.

 

“Nosso grande objetivo é construir um portfólio de inovações educacionais testadas e validadas, de modo que qualquer professor possa utilizar essas propostas”, explica a coordenadora do programa, Lívia Melo.

 

Gamificação e acessibilidade foram temas abordados nos dois encontros realizados anteriormente. Outras edições estão previstas ao longo de 2018. Além da realização de eventos, incluem-se às iniciativas do A3M o lançamento de editais para alavancar e institucionalizar projetos focados no uso de metodologias não-convencionais.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.