GESTÃO

Técnicos fizeram balanço dos últimos quatro anos e falaram sobre avanços na revitalização de espaços e na regularização de questões ambientais

Reitora Márcia Abrahão segue com rodas de conversa com diversos setores da Universidade. Durante a pandemia do novo coronavírus, os encontros têm sido realizados por meio de conferências on-line. Desta vez, a reunião foi com os servidores da Fazenda Água Limpa (FAL). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Ela fica longe da cidade e da agitação dos campi (em tempos normais), mas nem por isso é menos importante para o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade feitos pela UnB. Trata-se da Fazenda Água Limpa (FAL), cujos servidores participaram de diálogo com a reitora Márcia Abrahão na última quarta-feira (1º). O grupo fez um balanço dos últimos anos na unidade e comemorou a revitalização de espaços e a parceria com outros setores da Universidade para a solução de pendências.

 

>> Reitora faz roda de conversa com servidores da Secretaria de Meio Ambiente

 

"Nós conseguimos melhorar, com o apoio da Prefeitura, as nossas salas de aulas e áreas experimentais. Também aumentamos a captação de recursos, por meio da venda de produtos produzidos aqui e, com isso, conseguimos adquirir equipamentos", contou o diretor da Fazenda, professor Reginaldo Sérgio Pereira, que foi muito elogiado pelos técnicos. Ele, docente do Departamento de Engenharia Florestal, também mencionou o aumento no número de projetos realizados na FAL e de atendimentos a estudantes, professores e pesquisadores.

 

"A Fazenda é um dos lugares que eu mais tenho carinho na UnB. Sempre que posso, e que a agenda permite, vou visitá-los", comentou a reitora. "Vocês fazem um excelente trabalho e posso perceber isso pela satisfação com que falam da Fazenda. Para nós, é uma prioridade cuidar bem deste lugar", acrescentou.

 

A gestora destacou, ainda, que a unidade desempenha papel fundamental para a melhoria da qualidade acadêmica da UnB. "As atividades aqui realizadas são muito importantes para cursos de graduação e pós-graduação", disse.

 

INOVAÇÃO – Sobre tema semelhante, falou também a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter. "A nossa Política de Inovação foi formulada não apenas pela famosa tríplice hélice (governo, academia e sociedade), mas incluindo outros dois eixos: as tecnologias sociais e o meio ambiente. A FAL tem um potencial muito interessante nesse sentido, de fomentar a inovação", apontou.

 

O técnico Luciano Nogueira Almeida destacou o empenho do professor Reginaldo para resolver pendências da unidade, inclusive em momentos difíceis, como quando houve a redução dos contratos de prestação de serviços. "Nós também conseguimos receber, como doação, uma frota de veículos do TRT [Tribunal Regional do Trabalho] e isso do dinamizou as atividades do dia a dia", afirmou.

 

Para o técnico Eduardo Bezerra de Melo Silva, além da parceria com o gestor direto da FAL, merece destaque o esforço da administração para modernização de sistemas. "A migração para o Office 365 representou um salto tecnológico e um exemplo é este aplicativo, pelo qual estamos fazendo a reunião", observou.

 

MEIO AMBIENTE – Além da parceria com a Prefeitura e com a Diretoria de Compras, o professor Reginaldo agradeceu o apoio prestado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA), chefiada pelo colega Pedro Zuchi. "Conseguimos revitalizar nossa estação de tratamento de esgoto e atuar de maneira mais proativa em questões como o cadastro rural e a outorga para utilização da água".

 

Por fim, Reginaldo agradeceu o diálogo com a reitora e aproveitou para pedir apoio para a presença permanente de um técnico de segurança no trabalho e para a reforma do alojamento da Fazenda. "É um prédio antigo, que existe há 30 anos, e muito utilizado pela comunidade. Já temos o projeto pronto", mencionou. A reitora comprometeu-se a continuar auxiliando os avanços na unidade.

 

Leia mais:

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Em reunião virtual, servidores do Arquivo Central apresentam demandas à reitora

>> Servidores do Decanato de Extensão participam de diálogo com a reitora

>> Servidores da BCE participam de diálogo com a reitora

>> Servidores da Secom participam de diálogo com a reitora

>> Servidores do DAC se reúnem para diálogo com a reitora

>> Servidores do DEG e da SAA conversam com a reitora

>> Reitora dialoga com equipe do Decanato de Administração

>> Reitora dialoga com servidores da UnB no HUB

>> DGP participa de conversa com administração superior

>> Reitora participa de conversa com servidores do DPO  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.