Contrato da obra para finalização da infraestrutura foi assinado na sexta (15)

Pistas de atletismo do Centro Olímpico estão adequadas aos parâmetros da World Athletics. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Daqui a um ano, em julho de 2023, a comunidade da Universidade de Brasília e do Distrito Federal vai contar com um equipamento esportivo projetado nos mesmos parâmetros dos Jogos Olímpicos de Tóquio: as duas pistas de atletismo do Centro Olímpico (CO). A reitora Márcia Abrahão assinou este mês o contrato de finalização da obra. A nova etapa contempla o sistema de iluminação das pistas de competição e de aquecimento. A modernização da infraestrutura esportiva do CO pretende adequar os equipamentos de atletismo às normas internacionais.

Atualmente, está em curso a adequação do piso das duas pistas. Com a iluminação contratada, o complexo ficará dentro dos parâmetros da World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial. A reforma amplia as possibilidades de ações de ensino e de extensão, servindo também como um espaço para o desenvolvimento de projetos tradicionais da Faculdade de Educação Física (FEF) de atendimento da comunidade. Além disso, possibilitará a realização de atividades no período noturno e poderá sediar competições de padrão internacional.

Reitora Márcia Abrahão ressaltou relevância da estrutura para que a UnB siga promovendo o tripé acadêmico com excelência. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“No momento em que sofremos cortes, bloqueios, contingenciamentos, a Universidade de Brasília mostra mais uma vez a nossa resistência nos nossos 60 anos, nos 50 anos da Faculdade de Educação Física. A nossa forma de resistir é não apenas continuar funcionando, mas continuar funcionando com padrões elevados, com dignidade e trabalhar cada vez mais para melhoria da qualidade do que nós devemos para a sociedade, que é fazer ensino, pesquisa e extensão com excelência e com compromisso social”, disse a reitora, que destacou a importância pessoal do CO para ela. “Lembrei não apenas da minha história de ex-atleta, de apaixonada pelo Centro Olímpico e pela FEF, mas também lembrei do meu filho fazendo oficinas, da minha filha fazendo ginástica olímpica aqui no CO.”

A viabilização do sistema de iluminação das pistas de corrida pistas é fruto de verba de emenda parlamentar da bancada federal, e foi contratado por R$ 3.954.522,17. Os novos postes serão metálicos e usarão lâmpadas de LED. Além disso, a proposta respeita o plano original de ocupação previsto para as instalações do CO, já que a principal diretriz do projeto era manter a vista livre para o Lago Paranoá. Também consta no escopo da obra o cercamento do complexo que, além de ser uma medida de segurança patrimonial, é também um dos requisitos estabelecidos no manual da World Athletics.

Esta é a primeira renovação dos equipamentos do Centro Olímpico desde que foi inaugurado, há 50 anos. “Durante muito tempo, o CO foi referência quando se falava na Faculdade de Educação Física da UnB. E, nos últimos anos, foi um pouco esquecido devido à falta de orçamento. Agora, nesse processo de revitalização, vamos voltar a viver a plenitude do Centro Olímpico, graças ao esforço de muitas pessoas para viabilizar a emenda parlamentar. Outras melhorias ainda virão desses esforços. A gente merece isso”, destacou o diretor da FEF, Martim Bottaro.

“Essa obra é mais um compromisso da administração superior em requalificar os espaços existentes na Universidade. Esse espaço tão importante, que permaneceu por anos com precárias instalações. O projeto seguiu as exigências do manual da Federação Internacional de Atletismo. Nosso intuito é ter a certificação internacional das pistas”, reforçou o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias, que se comprometeu a entregar o complexo de atletismo finalizado em julho de 2023. “Teremos uma infraestrutura compatível com a grandiosidade da UnB e da FEF”.