PARTICIPAÇÃO

Membros da gestão expuseram avanços em relação às recomendações da última reunião, medidas de segurança nos campi e impactos da redução orçamentária

Em reunião híbrida, Conselho Comunitário fez balanço de medidas para aproximar Universidade da sociedade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Melhorar os conceitos avaliativos, evitar a redução de vagas nos cursos de graduação e ampliar a aproximação com a sociedade foram algumas das sugestões do Conselho Comunitário para a Universidade de Brasília (UnB) na última reunião, em 2021. Após uma série de esforços para dar respostas às recomendações, a administração superior apresentou medidas e seus resultados para os conselheiros em reunião nesta sexta-feira (22).

“São muito importantes a participação da sociedade e as recomendações que foram feitas à Universidade. O resultado foi excelente, conseguimos mobilizar a comunidade interna, inclusive aprovamos resoluções nos conselhos superiores”, disse a reitora Márcia Abrahão. Uma das resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni), por exemplo, mudou o Regimento Geral da UnB, dificultando a redução de vagas nos cursos de graduação e pós-graduação. Agora, para reduzir, é necessária a aprovação no conselho da unidade e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

O Decanato de Extensão (DEX) mostrou que a interação com a sociedade está fortalecida, com a Rede de Polos de Extensão em diversos locais: Estrutural, Recanto das Emas, Paranoá, Território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. Em breve, pretende-se abrir um polo na Ceilândia. Os editais de fomento para projetos do DEX também tiveram mais recursos: em 2020, por exemplo, havia 247 projetos, em 2022 já somam 399.

Para reduzir a evasão e ampliar o número de vagas na pós, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) apresentou o investimento de R$ 8 milhões em editais, além de medidas para melhorar os conceitos avaliativos dos cursos, como a criação do Fórum Estudantil, a realização de oficinas sobre a Plataforma Sucupira e envolvimento da comunidade em discussões sobre as avaliações dos programas.

Vice-reitor Enrique Huelva destacou redução de ocorrências relacionadas à segurança de 2018 para 2019 após adoção de medidas institucionais. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

SEGURANÇA – O vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Comitê Permanente de Segurança, apresentou o panorama das ações desde o final de 2016, quando a atual gestão tomou posse. Ele mostrou que, após a adoção de medidas objetivas, houve redução de 86% das ocorrências de 2018 para 2019 no campus Darcy Ribeiro, de acordo com relatório da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Entre as medidas, instalação de mais de 600 câmeras de videomonitoramento, colocação de 14 cadeiras altas nos estacionamentos para que os agentes de vigilância possam ter uma visão ampla, troca de lâmpadas, a criação de corredores (trajetos) de segurança para pedestres e a instalação, em breve, de totens de segurança com comunicação direta com a Central de Segurança da UnB.

ORÇAMENTO – A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, mostrou uma série histórica dos recursos da Universidade. De recursos do Tesouro para investimento, por exemplo, em 2015, a UnB dispunha de R$ 96,2 milhões. Em 2022, são apenas R$ 6,3 milhões, sendo que em 2021, pela primeira vez na história da UnB, não foram repassados recursos para investimento, utilizados, por exemplo, para obras e compra de livros e equipamentos de laboratório. Em recursos totais, aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA), a UnB contabilizava R$ 739,8 milhões em 2015, e agora sobrevive com R$ 233,7 milhões. Este ano o governo já cortou R$ 18 milhões. “Nesse cenário dramático do ponto de vista orçamentário, a Universidade continua resistindo e entregando resultados para a sociedade, com a melhoria em rankings internacionais”, disse.

Confira a reunião: