ANIVERSÁRIO

Desde 2006, campus abriu quatro programas de mestrado e um de doutorado. São 1,4 mil estudantes, 110 professores e 45 técnicos-administrativos

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

No dia em que completou 10 anos de existência, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) preparou homenagem a pioneiros da instituição e a reitores que ajudaram a dar vida à unidade, como Lauro Morhy, José Geraldo e Ivan Camargo. Aos três, foi oferecido um diploma de honra ao mérito, que também foi entregue a seis professores e oito técnicos-administrativos, com os dizeres: “A Faculdade UnB Planaltina tem a honra de prestar essa homenagem em reconhecimento à sua destacada contribuição nas nossas conquistas em 10 anos de história”.

“É uma homenagem singela, mas é o reconhecimento aos pioneiros e persistentes na causa”, brincou a vice-diretora da FUP, Elizabeth Mamede da Costa, mais conhecida como Betinha. “Essas pessoas foram de fundamental importância para que o campus começasse a funcionar e a exercer o seu papel importantíssimo na região, na formação de opinião e de cidadãos, na construção de um Brasil melhor. Nesse sentido, vocês estão sendo muito acolhidos e muito reconhecidos pelo trabalho prestado”, disse Betinha, ao parabenizá-los.

A cerimônia, conduzida pelo diretor da FUP, Luis Antônio Pasquetti, abriu espaço também para uma retrospectiva dos últimos 10 anos e para reflexões sobre o presente e o futuro da instituição. “Quando olhamos para o nosso passado, não tão longo para uma instituição, muitas questões nos interpelam. E elas serão objeto das atividades da semana, bem como da Conferência FUP 10 + 10, na quarta-feira, que vai refletir sobre como está nosso processo de consolidação do campus. Que excelência construímos na pesquisa, no ensino e na extensão? Quais são nossos principais desafios e perspectivas para os próximos 10 anos? Que prioridades deve os considerar? Muitas são as questões, mas também temos conquistas a comemorar”, afirmou o diretor.

O reitor Ivan Camargo elogiou a iniciativa e rememorou o processo de criação da FUP. “Lembro muito o nosso querido reitor Lauro Morhy, quando estivemos aqui e ainda era um terreno vazio; era o processo inicial de formatação de um campus. Lembro também da ousadia de fazer o novo, fazer o diferente, fazer um campus quando ainda não se têm técnicos-administrativos, professores, alunos. Acho que, para dar certo, é preciso ser um pouco ousado e fomos todos muito ousados e valeu à pena demais”, avaliou.

Camargo aproveitou também para dar um panorama sobre a Universidade de Brasília nos últimos e nos próximos anos. Ele falou sobre os esforços empreendidos para obter equilíbrio orçamentário, atuar em conformidade com a lei e a Justiça do Trabalho, e trabalhar para a desburocratização na Universidade.

“Esses pontos são fundamentais para corrigir problemas de infraestrutura. A administração tem que estar preocupada com isso para que a ponta faça seu trabalho acadêmico, de pesquisa, de formação. Nesse sentido, nos próximos anos, temos um cenário muito positivo. Já o cenário governamental é muito negativo. Em 2015, o corte foi muito grande, de 50% do investimento. Neste ano, será de 60%. As perspectivas para 2017 são horrorosas em termos governamentais. Mas nós, que estamos agora equilibrados, vamos deixar de usar a fonte de recursos nossos no tocante ao Cespe e a alguns alugueis, e poderemos aplicar em infraestrutura. Se conseguirmos aplicar entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões por ano, nos próximos 10 anos, a Universidade de Brasília vai ficar muito à frente de todas as federais”, apostou o reitor.

FUP – A Faculdade UnB Planaltina foi criada em 16 de maio 2006, como expansão da Universidade de Brasília, no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Tem como finalidade oferecer não só formação em nível superior, mas também produzir, integrar e difundir conhecimento nas áreas de Educação, Gestão, Terra e Meio Ambiente, sem deixar de observar a realidade e a cultura regionais, e o desenvolvimento territorial e sustentável de Planaltina e arredores.

Hoje a FUP conta com cinco cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação. Ela é composta por 45 servidores técnicos-administrativos, 110 professores e 1,4 mil estudantes.

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

SEMANA DE PROGRAMAÇÃO – As professoras de Psicologia Juliana Caixeta e Maria do Amparo Sousa lançaram na FUP, ainda nesta segunda-feira, o livro que organizaram junto com o professor Paulo França Santos, psicólogo da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, e com alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade UnB Planaltina, além de estudantes do Ensino Médio da região. “Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão” possui 15 capítulos, dos quais, 12 foram escritos pelos alunos que participam do projeto de mesmo nome desenvolvido na instituição.

De acordo com a programação, as atividades de comemoração pelos 10 anos de FUP são variadas e se estendem até o fim desta semana com a realização de feiras, oficinas, reuniões setoriais, mesa-redonda com estudantes egressos, colóquio interdisciplinar, palestras, além de atividades culturais, esportivas e sociais, como o mutirão de coleta seletiva e combate à dengue. Confira.