TRANSPARÊNCIA

Parecer destaca ações da Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI), responsável por administrar mais de 1,7 mil propriedades da Universidade de Brasília

Reunião do Conselho Diretor ocorreu na Faculdade UnB Gama (FGA). Equipe conversou sobre os avanços e desafios da gestão dos imóveis da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho Diretor da Universidade de Brasília aprovou o relatório anual sobre a gestão dos bens imóveis comerciais e residenciais da UnB. O documento detalha os trabalhos realizados em 2023 pela Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI). Os membros também se reuniram com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fazer o acompanhamento das ações de estruturação de projetos para alienação de imóveis da UnB, que prevê 12 projeções na quadra 207 da Asa Norte e de um lote no Setor Hoteleiro Norte (SHN). O encontro ocorreu nesta terça-feira (14), na Faculdade UnB Gama (FGA).

O diretor da FGA, Sandro Haddad, deu as boas-vindas aos participantes da reunião. Logo em seguida, a conselheira Ivelise Longhi apresentou o relatório. Ela salientou a qualidade do trabalho realizado pela SPI, responsável por administrar 1.789 imóveis residenciais e comerciais. “Considerando a abrangência e a complexidade de suas atribuições, a SPI vem envidando esforços para melhorar seus processos e tomada de decisão por meio de reestruturação interna e parceria com outros órgãos, como o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO)”, afirmou.

No parecer, Ivelise ressaltou que a UnB vem trabalhando para superar os desafios, como, por exemplo, a ocupação de imóveis ociosos. “Foi elaborado um diagnóstico no âmbito da manutenção predial, que mapeou suas necessidades. E o relatório reforça ainda que as demandas de órgãos de controle vêm sendo atendidas”, completou.

A reitora Márcia Abrahão salientou a vasta experiência de Ivelise Longhi no tema tratado no relatório. Ela foi secretária de Obras do Distrito Federal (1991-1994) e secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (1999-2004). “Um parecer feito por alguém que conhece do assunto, reconhece as dificuldades, os esforços e os avanços", elogiou.

“Gostaríamos de avançar mais, porém, na gestão pública, a gente aprende que os avanços são de acordo com o que órgão consegue fazer”, ponderou a reitora. “Fiz questão de dar o relatório, este ano e no ano passado, para conselheiras de fora da Universidade, justamente para ter esse olhar externo”, explicou.

A secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães, enumerou avanços. “Melhoramos bastante a questão dos imóveis parados aguardando manutenção. Quase 50 receberam manutenção total no ano passado. Também realizamos manutenções cotidianas. Fizemos regularizações importantes de permissionários, como o Banco do Brasil. Foi um ano muito produtivo na SPI. Esse é um momento em que a gente tem muito a celebrar. Com todas as dificuldades, conseguimos bons resultados”, disse. Agora, o relatório segue para apreciação do Conselho Universitário.

ACOMPANHAMENTO – O gerente de Estruturação de Projetos do BNDES, Antônio Vinícius Pimpão Gomes, atualizou o Conselho Diretor das ações no âmbito do contrato de estruturação imobiliária firmado entre a UnB e o Banco. “Vamos ter o projeto conceitual, considerando não só as 12 projeções, mas a área do entorno. A gente entende que o trabalho de concepção de toda a quadra é fundamental para a discussão com a população”, informou, por meio de videochamada. Ele apresentou o consórcio responsável pelo projeto.

“Nós teremos, na Universidade, uma equipe formada por docentes de diferentes áreas – arquitetura, engenharia, administração – que vai acompanhar o desenvolvimento do projeto. O grupo não terá capacidade de interferência, mas é uma forma de darmos segurança à nossa comunidade”, indicou a reitora Márcia Abrahão.

O diretor da FGA, Sandro Haddad, apresentou o simulador automotivo que fica na Unidade de Ensino e Pesquisa. O equipamento é igual ao usado na indústria. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Participaram também da reunião do Conselho Diretor a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi; o decano de Administração, Abimael Costa; a auditora, Nara Mendes; o representante da Procuradoria Federal, Luiz Carlos de Souza; o servidor da SPI Pedro Veloso; a conselheira Sandra Costa e os conselheiros Estevão Martins, Cláudio Queiroz e José Raimundo Coelho.

VISITA  Após a reunião, o grupo foi convidado a visitar algumas instalações da Faculdade UnB Gama, como o Laboratório de Motion Capture Virtual e Projetos Virtuais (Mocap), o Laboratório de Termofluidos, o Laboratório Lappis da Engenharia de Software, o Espaço Multiusuário da Engenharia Eletrônica, o Laboratório de Fabricação e o Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa e Inovação em Energia. O campus da FGA concentra cursos de graduação nas engenharias Aeroespacial, Automotiva, de Energia, de Software e Eletrônica.

>> FGA inaugura laboratório com simulador automotivo