PATRIMÔNIO

Em nota aprovada por unanimidade, membros reafirmam importância de contrato para valorização dos imóveis da UnB

O projeto inclui 12 projeções na quadra 207 da Asa Norte e um lote no Setor Hoteleiro Norte. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O Conselho Diretor reiterou a importância e a qualidade do contrato da parceria público-público entre a Universidade de Brasília e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se de projeto estratégico de valorização do patrimônio imobiliário, firmado em 11 de outubro de 2023, que inclui 12 projeções na quadra 207 da Asa Norte e um lote no Setor Hoteleiro Norte. A reunião ocorreu no último dia 6, na Faculdade UnB Planaltina (FUP), sendo a última presidida pela reitora Márcia Abrahão.

 

“Fico feliz em deixar para o futuro da UnB a possibilidade de ampliar o seu patrimônio imobiliário em pelo menos mais 11 edifícios residenciais, que a Universidade decidirá como usar”, afirmou a reitora. “Nesse contrato com o BNDES, a UnB não desembolsou nem um centavo e ainda tem a garantia de ter como parceiro um banco público de elevada credibilidade, que trabalha para o desenvolvimento do país. Muitos reitores me procuram para saber como conseguir estabelecer parceria semelhante com o BNDES”, acrescentou.

 

Márcia Abrahão destacou que o empreendimento, devidamente apresentado pela UnB e o BNDES para técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), não é de uma ou outra gestão. “É o interesse da instituição”, pontuou.

 

A proposta de elaboração da nota, bem como a redação do texto, foi feita pelo conselheiro e presidente da comissão de acompanhamento do projeto, o professor emérito Estevão de Rezende Martins. “É importante deixarmos em ata que nós ratificamos a parceria e seus resultados para constar no desenvolvimento futuro da execução dos compromissos já assumidos pela Universidade de Brasília no interesse de todos”, sugeriu Martins.

 

A iniciativa se deu após a reunião realizada em 23 de outubro em que a reitora Márcia Abrahão e representantes do BNDES apresentaram o projeto a dois dos professores – Rozana Naves e Márcio Muniz – que compõem a lista tríplice para a próxima gestão da Universidade de Brasília.

 

>> Leia: Reitora reúne membros da lista tríplice e BNDES para tratar de projeto de permuta de imóveis

 

“Quero registrar a qualidade, transparência, o zelo e o cuidado com a coisa pública que a gestão da Universidade praticou nesse período, especificamente neste tema da valorização e da utilização correta, adequada e relevante para o interesse público na administração patrimonial da Universidade de Brasília”, destacou Estevão Martins.

 

Para a ex-reitora e atual coordenadora do Centro de Estudos Sou Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, empossada no Conselho Diretor em fevereiro de 2023, o acordo entre a UnB e o BNDES é um exemplo para todas as universidades federais. “Acompanho a reitora Márcia em todo o seu trabalho. É com muita alegria que a gente, que conhece o processo desse empreendimento, vê o que realmente está acontecendo. Esse é um feito extraordinário da UnB, concretizado pela garra dessa gestão”, argumentou.

 

A conselheira Ivelise Longhi salientou o empenho da gestão em colocar essas áreas à disposição da população de Brasília. “A UnB achou um formato bastante adequado, com a análise cuidadosa do BNDES. O estudo é extremamente detalhista deixando bem claro quais serão os benefícios para a Universidade. Não é um patrimônio que simplesmente está sendo vendido e colocado para fora, pelo contrário, ele vai trazer recursos para a UnB por muitos anos”, explicou.

 

DEPOIMENTOS – A última reunião do Conselho Diretor conduzida pela reitora Márcia Abrahão foi marcada por depoimentos de integrantes e convidados.

 

“Quero agradecer por todo o trabalho realizado pela reitora à frente da UnB. Um trabalho ímpar e coroado com esse contrato que foi feito com o BNDES e que tranquiliza a nossa instituição com relação ao futuro. Hoje, cerca de 35% a 40% dos nossos recursos vêm de arrecadação própria e, mesmo assim, nunca é suficiente. As demandas de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão são incomensuráveis. A senhora, com sua liderança e visão de futuro, consegue identificar a necessidade que nós temos de utilizar um patrimônio que está totalmente imobilizado: os terrenos que a UnB tem e não geram nada para a Universidade”, ponderou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, uma das convidadas a participar do encontro.

 

A secretária de Patrimônio Imobiliário e convidada do conselho, Dioney Magalhães, complementou: “A reitora teve a ousadia de enfrentar os desafios, buscar parceria e executar esse projeto com o BNDES. A gente sai com essa entrega de grande magnitude para a Universidade de Brasília. Tenho muita felicidade de participar dessa experiência tão enriquecedora”.

 

A conselheira Sandra Santana parabenizou a reitora Márcia Abrahão pela liderança em prol da UnB. “Ao longo de todas as reuniões, quantos desafios foram encontrados, e a senhora buscou caminhos e oportunidades. Isso nos traz esperança. A gente fica feliz de ver como foi a condução da nossa Universidade, e diante de todo esse projeto feito com o BNDES, fechando com chave de ouro esse período do Conselho Diretor”, salientou a conselheira.

 

Para o decano de Administração, Abimael Costa, o Conselho Diretor é um grande exercício prático do conceito de zelo da administração pública sob a liderança da reitora. “Eu sempre penso na sensibilidade e no êxito da gestão da professora Márcia Abrahão. Ela entregou para a Universidade muito mais do que se propôs”, disse o conselheiro.

 

A procuradora federal Soraya Marciano, convidada, destacou a admiração que tem pela reitora Márcia Abrahão. “Pude acompanhar a gestão completa. A senhora e toda a sua equipe foram muito responsáveis na gestão da coisa pública. A cada reunião de que pude participar, admirei os resultados trazidos. Percebi o quanto vocês estavam fazendo pela Universidade. É uma honra ter sido aluna dessa casa e ver o quanto se fez e o quanto a UnB mudou.”

 

ELEVADORES – O decano Abimael Costa informou que a Universidade de Brasília finalizou a licitação para contratação de empresa para realizar a modernização dos elevadores nos prédios residenciais da UnB. A reitora Márcia Abrahão salientou que é a primeira vez que os equipamentos passam por esse tipo de benfeitoria.

 

Leia a nota na íntegra:

 

O Conselho Diretor, tendo acompanhado o trabalho realizado pelo BNDES, no âmbito do contrato de parceria de tipo público-público com a Universidade de Brasília, para elaborar um plano de aproveitamento dos terrenos pertencentes ao patrimônio imobiliário da UnB ainda inaproveitados, com resultado positivo, de grande qualidade técnica, oportunidade político-administrativa, relevância e pertinência quanto ao interesse público bem assim pelo modo refletido de corresponder ao quadro social de inserção no Distrito Federal. O Conselho reitera assim seu reconhecimento da clarividência e da transparência de todo o processo decisório e executivo concernente ao contrato ora cumprido, e registra sua aprovação do conjunto de propostas submetidas à decisão da administração superior da UnB.

 

Nota aprovada, por unanimidade, na 508ª reunião do Conselho Diretor, aos 5 de novembro de 2024.