DIFUSÃO DA CIÊNCIA

Prêmio homenageia pesquisadores que mais atenderam à imprensa em 2023

A cerimônia de premiação da 13ª edição do Parceiros da Imprensa ocorreu na noite desta terça (12) no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – Exatas e Engenharias; Humanidades; Saúde; Vida e Meio Ambiente – receberam troféus pelo número de atendimentos à imprensa realizados em 2023. A cerimônia de premiação da 13ª edição do Parceiros da Imprensa ocorreu na noite desta terça (12) no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.

“Acho essencial à democracia que as pessoas possam acessar aquilo que a Universidade pesquisa e faz”, disse o professor da Faculdade de Tecnologia (FT) Pastor Willy Gonzales.

“O prêmio é super importante. Precisamos comunicar o que a gente descobre em uma linguagem mais acessível. Muitas vezes o cientista publica seus resultados em revistas a que o grande público não tem acesso e ainda em língua inglesa”, disse o professor do Instituto de Ciências Biológicas (IB) Paulo Eduardo Câmara.

Para a professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Leides Barroso de Azevedo, o prêmio representa um incentivo para seguir cooperando com “essa tradução do conhecimento”. “O resultado das pesquisas precisa caminhar pela cidade e se tornar uma conversa no dia a dia das pessoas, na mesa do café, assistindo ao jornal da manhã, precisa gerar um diálogo nas famílias, entre gestores”, acredita.

Juntamente com outros 19 professores, Willy, Paulo e Leides foram agraciados com o troféu Parceiros da Imprensa 2023.

O professor do IB Paulo Eduardo Câmara foi um dos premiados. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“É uma alegria recebê-los nesta noite para fazer um justo reconhecimento pelo trabalho realizado por vocês na divulgação da ciência e do pensamento crítico”, disse a secretária de Comunicação Mônica Nogueira.

“Cada vez que respondemos a uma demanda de imprensa, contribuímos com a sociedade, levando informação de qualidade, popularizando a ciência, estimulando o debate público e, assim, favorecendo a participação social e o fortalecimento da democracia”, disse a secretária ao destacar a relevância cada vez maior da comunicação frente a ofensivas contra a ciência e fenômenos globais como o da desinformação.

Presente na cerimônia, a reitora Márcia Abrahão destacou esforços realizados para a difusão da ciência em todo o país.

“Hoje a UnB tem a revista Darcy, nosso portal, a UnBTV, que é uma das tevês universitárias com maior número de acessos no YouTube no Brasil. Acabamos de ganhar a tão sonhada rádio da UnB, um trabalho da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) e EBC, e estamos prestes a transformar nossa TV universitária em TV aberta, também um trabalho da Secom da PR e EBC, em parceria com a Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior], principalmente por meio do colégio de gestores de comunicação”, citou.

>> Saiba mais: Em parceria com EBC e Andifes, UnB terá emissora de rádio

“Cada um de nós cientistas faz um trabalho fundamental para a sociedade e precisamos comunicar isso bem”, reiterou a reitora.

A Secretaria de Comunicação da UnB atende, anualmente, cerca de 3 mil solicitações da imprensa local, nacional e internacional para produção de conteúdo em diferentes mídias e formatos.

Criado em 2009, o evento, que é realizado todos os anos pela Secom UnB, homenageia pesquisadores que contribuem para a divulgação da ciência e marca a importância da relação entre universidade e mídia na difusão do conhecimento.

Conheça os premiados:

Exatas e Engenharias