Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – Exatas e Engenharias; Humanidades; Saúde; Vida e Meio Ambiente – receberam troféus pelo número de atendimentos à imprensa realizados em 2023. A cerimônia de premiação da 13ª edição do Parceiros da Imprensa ocorreu na noite desta terça (12) no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.
“Acho essencial à democracia que as pessoas possam acessar aquilo que a Universidade pesquisa e faz”, disse o professor da Faculdade de Tecnologia (FT) Pastor Willy Gonzales.
“O prêmio é super importante. Precisamos comunicar o que a gente descobre em uma linguagem mais acessível. Muitas vezes o cientista publica seus resultados em revistas a que o grande público não tem acesso e ainda em língua inglesa”, disse o professor do Instituto de Ciências Biológicas (IB) Paulo Eduardo Câmara.
Para a professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Leides Barroso de Azevedo, o prêmio representa um incentivo para seguir cooperando com “essa tradução do conhecimento”. “O resultado das pesquisas precisa caminhar pela cidade e se tornar uma conversa no dia a dia das pessoas, na mesa do café, assistindo ao jornal da manhã, precisa gerar um diálogo nas famílias, entre gestores”, acredita.
Juntamente com outros 19 professores, Willy, Paulo e Leides foram agraciados com o troféu Parceiros da Imprensa 2023.
“É uma alegria recebê-los nesta noite para fazer um justo reconhecimento pelo trabalho realizado por vocês na divulgação da ciência e do pensamento crítico”, disse a secretária de Comunicação Mônica Nogueira.
“Cada vez que respondemos a uma demanda de imprensa, contribuímos com a sociedade, levando informação de qualidade, popularizando a ciência, estimulando o debate público e, assim, favorecendo a participação social e o fortalecimento da democracia”, disse a secretária ao destacar a relevância cada vez maior da comunicação frente a ofensivas contra a ciência e fenômenos globais como o da desinformação.
Presente na cerimônia, a reitora Márcia Abrahão destacou esforços realizados para a difusão da ciência em todo o país.
“Hoje a UnB tem a revista Darcy, nosso portal, a UnBTV, que é uma das tevês universitárias com maior número de acessos no YouTube no Brasil. Acabamos de ganhar a tão sonhada rádio da UnB, um trabalho da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) e EBC, e estamos prestes a transformar nossa TV universitária em TV aberta, também um trabalho da Secom da PR e EBC, em parceria com a Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior], principalmente por meio do colégio de gestores de comunicação”, citou.
>> Saiba mais: Em parceria com EBC e Andifes, UnB terá emissora de rádio
“Cada um de nós cientistas faz um trabalho fundamental para a sociedade e precisamos comunicar isso bem”, reiterou a reitora.
A Secretaria de Comunicação da UnB atende, anualmente, cerca de 3 mil solicitações da imprensa local, nacional e internacional para produção de conteúdo em diferentes mídias e formatos.
Criado em 2009, o evento, que é realizado todos os anos pela Secom UnB, homenageia pesquisadores que contribuem para a divulgação da ciência e marca a importância da relação entre universidade e mídia na difusão do conhecimento.
Conheça os premiados:
Exatas e Engenharias
Dickran Berberian
George Sand Leão Araújo França
Henrique Marinho Leite Chaves
Pastor Willy Gonzales Taco
Reuber Albuquerque Brandão
Humanidades
Antônio Jorge Ramalho da Rocha
Carlos Alberto Ramos
Catarina de Almeida Santos
César Augusto Bergo
Nelson Fernando Inocêncio da Silva
Roberto Bocaccio Piscitelli
Welliton Caixeta Maciel
Saúde
Andrea Donatti Gallassi
Leides Barroso de Azevedo Moura
Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara
Raphael Boechat Barros
Wildo Navegantes de Araújo
Vida e Meio Ambiente
Anamélia Lorenzetti Bocca
Bergmann Morais Ribeiro
José Francisco Gonçalves Júnior
Mercedes Maria Cunha Bustamante
Patrícia Medeiros de Souza