TÍTULO HONORÍFICO

Reitor da Universidade de Brasília de 2008 a 2012, jurista recebe homenagem em reconhecimento ao legado dos 40 anos dedicados à Faculdade de Direito e à instituição

O Auditório Esperança Garcia, da Faculdade de Direito, estava lotado para a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito a José Geraldo de Sousa Junior. Na imagem, ele aparece à frente do público, ao lado do diretor da FD, Alexandre Bernardino Costa, e da reitora Márcia Abrahão. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Nesta quarta-feira (11), em um dia histórico, o professor aposentado, pesquisador ativo, jurista conceituado e reitor da UnB entre 2008 e 2012, José Geraldo de Sousa Junior, da Faculdade de Direito (FD), recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília. A cerimônia no Auditório Esperança Garcia, da FD, contou com a presença de autoridades, professores, amigos e familiares do homenageado.

A outorga foi aprovada por aclamação em reunião do Conselho Universitário (Consuni), em abril de 2024. Permeada de homenagens e emoção, a solenidade exaltou a trajetória de José Geraldo e sua significativa contribuição na defesa dos direitos humanos.

“Ele sempre esteve à frente da luta por um direito inclusivo, que não apenas reconhece, mas promove a emancipação das pessoas. A atuação no campo do ensino jurídico rompeu com as práticas conservadoras, abrindo caminho para uma educação voltada à formação de sujeitos comprometidos com a democracia”, discorreu o professor Menelick de Carvalho Netto, orador da cerimônia.

Netto ressaltou ainda o legado de José Geraldo na valorização da cidadania e no fortalecimento dos direitos humanos no Brasil, como a criação do projeto O Direito Achado na Rua, um marco na história do direito brasileiro, que continua a influenciar gerações de estudantes e pesquisadores.

O homenageado discursou emocionado sobre as quase quatro décadas dedicadas à UnB. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

“José Geraldo inovou ao articular um pensamento jurídico que integra direitos humanos, democracia e justiça social, rompendo com o formalismo jurídico tradicional. Ele mostrou que o direito deve ser construído a partir das ruas, das lutas sociais, e não apenas nos gabinetes”, observou o orador.

Em seu discurso de agradecimento, José Geraldo expressou "imensa gratidão" e destacou que “receber este título é um reconhecimento não apenas da trajetória, mas também do compromisso coletivo de todos que participaram da construção da Universidade de Brasília”.

Ele ressaltou a importância da colaboração entre colegas e instituições e enfatizou que a homenagem não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma afirmação da autonomia universitária e do papel da UnB na promoção da justiça e da cidadania. Também enfatizou a importância do trabalho desenvolvido em sua gestão e o legado contínuo que deixou.

“Eu cheguei aqui na faculdade e fui imediatamente acolhido por José Geraldo. Vejo nele as qualidades que um professor deve ter: um zelo muito grande pelo ensino, um cuidado com os alunos, uma preocupação com a criatividade e com a inovação”, disse o diretor da FD, Alexandre Bernardino Costa, que compôs a mesa de honra ao lado da reitora Márcia Abrahão.

“É uma hora para a UnB conceder esse título, por todo o trabalho que o senhor já fez e continua fazendo. Tive o privilégio de aprender muito durante a expansão da Universidade e hoje vemos todos os resultados. Uma de suas características mais marcantes é a de sempre estar nos ensinando”, externou a reitora.

José Geraldo recebe os cumprimentos da esposa Nair Bicalho, professora do Serviço Social e integrante de sua comitiva. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

A comitiva do outorgado foi formada pela professora do Departamento de Serviço Social e esposa do homenageado, Nair Bicalho, pelos professores da Faculdade de Direito Daniela Morais, Lívia Fonseca, Bistra Apostolova, Antônio Escrivão Filho e pela colaboradora Euzilene Morais.

LEGADO – Natural do Rio de Janeiro, José Geraldo de Sousa Junior é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre em Direito pela UnB e doutor na mesma área. Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos importantes, como chefe de gabinete e procurador jurídico, além de diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no Ministério da Educação.

Professor da UnB desde 1985, tem uma trajetória marcante na instituição, onde foi reitor de 2008 a 2012. Durante essa gestão, a Universidade expandiu seus campi e consolidou-se como uma instituição descentralizada, com a aplicação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni).

Além disso, o professor destacou-se pela defesa dos direitos civis e pela atuação como um dos idealizadores do projeto O Direito Achado na Rua, voltado para a cidadania e a justiça social. O trabalho como jurista e professor foi amplamente reconhecido, e suas publicações contribuíram de forma expressiva para a literatura jurídica brasileira.