A professora do Instituto de Letras (IL) Rozana Reigota Naves foi apresentada como nova reitora da Universidade de Brasília. O anúncio público ocorreu em cerimônia de transmissão de cargo realizada como último ato da gestão de Márcia Abrahão, na noite desta quinta-feira (21), no Auditório Lauro Morhy do Instituto de Química (IQ), campus Darcy Ribeiro. A solenidade é simbólica: a docente agora aguarda nomeação da Presidência da República para iniciar o mandato, que se estende até o fim de 2028.
A primeira ação oficial esperada é a ratificação do professor Marcio Muniz de Farias como vice-reitor. Na sequência, Rozana Naves deve submeter a já anunciada nova equipe de decanos (ver abaixo) à apreciação do Conselho Universitário (Consuni). A reunião do colegiado deve ser agendada após a publicação do nome da nova gestora no Diário Oficial da União.
>> Conheça Rozana Naves e Marcio Muniz
PRIMEIROS DISCURSOS – Ovacionada ao ser chamada para compor a mesa da solenidade, Rozana disse que vai atuar para proporcionar um “ambiente saudável e inclusivo” na Universidade. Ela agradeceu a presença de autoridades, gestores, colegas e familiares. “Um aceno afetivo e afetuoso vai para toda a comunidade universitária da UnB: seu corpo docente, técnico e discente”, destacou.
Com referências a autores, como Conceição Evaristo, Gabriela Mistral e Miguel de Cervantes, a nova reitora reforçou sentimento de gratidão e pontuou desafios vindouros. De Darcy Ribeiro, lembrou a defesa do idealizador da UnB por uma Universidade atuante como “acelerador da história, que nos ajudasse a superar o círculo vicioso do subdesenvolvimento”.
Em fala direcionada à gestão antecessora, Rozana avalia que houve desafios e avanços “que não podemos deixar de reconhecer”. Para seguir em evolução, elencou o envolvimento da comunidade acadêmica como fundamental. Entre os eixos de atuação propostos em campanha, destacou os que tratam da promoção da justiça socioambiental e das preocupações éticas sobre os avanços da inteligência artificial.
Marcio Muniz foi o primeiro a discursar na solenidade de transmissão de cargos. Ele disse se sentir “realizado, confiante e preparado para retribuir” o que a UnB fez na vida dele, que é docente na instituição há 38 anos. Ele também agradeceu a gestão que se encerra pela dedicação ao serviço público e prometeu balizar sua atuação com “coragem, ética e compaixão”.
ENCERRAMENTO – Márcia Abrahão, em fala de despedia do cargo, ressaltou a importância dos integrantes de sua gestão e da comunidade para as realizações dos dois mandatos subsequentes, de 2016 a 2024. Também agradeceu a autoridades e familiares presentes. Lembrou as dificuldades orçamentárias e aquelas advindas com a pandemia de covid-19. Reforçou que as principais definições na Universidade foram realizadas de forma democrática e colegiada.
“Desejo sucesso, resiliência e vida longa à nossa Universidade de Brasília”, disse. Márcia citou feitos de sua gestão que considera transformadores. Entre eles, a Política de Direitos Humanos, o vestibular 60mais, a ampliação e modernização de espaços físicos, o avanço em avaliações institucionais e o incremento na assistência estudantil. Ela afirmou deixar a UnB “organizada, mais moderna e com as contas em dia”.
Vice de Márcia durante os dois mandatos, Enrique Huelva declarou ter sido uma “honra servir a UnB no cargo” e registrou o desejo de que a instituição siga “como uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina”. Também reservou elogios à capacidade técnica, profissional e humana de Rozana Naves, de quem é colega no Instituto de Letras.
CELEBRAÇÃO DE OLHO NO FUTURO – Após a cerimônia no IQ, Rozana Naves e Marcio Muniz foram recebidos com entusiasmo pela comunidade acadêmica, que lotou a recepção na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), campus Darcy Ribeiro. No local, foram divulgados os nomes que devem compor a Administração Superior.
Decanato de Administração (DAF) - Jeremias Arraes (DAF)
Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) - Camila Areda (Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde, FCTS, campus UnB Ceilândia)
Decanato de Ensino de Graduação (DEG) - Tiago de Souza (Faculdade de Ciências da Saúde, FS)
Decanato de Extensão (DEX) - Janaína Soares (Instituto de Letras, IL)
Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) - Peterson Goes (DGP)
Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) - Renata Aquino (Faculdade UnB Planaltina, FUP)
Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) - Sérgio Nazaré (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Face)
Decanato de Pós-Graduação (DPG) - Roberto Menezes (Instituto de Relações Internacionais, Irel)
Confira a íntegra do evento, transmitido pela UnBTV: