RECONHECIMENTO

A solenidade em homenagem à docente do Instituto de Psicologia teve presença de familiares, amigos e colegas

Amigos, familiares e colegas prestigiaram a outorgada, cujo discurso foi marcado por emoção. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Em clima alegre e com plateia cheia de amigos, familiares e colegas, a professora Elenice Seixas Hanna, do Instituto de Psicologia (IP), recebeu o título de Professora Emérita da UnB. A outorga, aprovada em maio pelo Conselho Universitário (Consuni), reconhece docentes que alcançaram destaque em suas atividades acadêmicas.

 

A trajetória da homenageada foi apresentada por Deisy Souza, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “É uma honra imensa falar de Elenice, que acompanho desde jovem, como uma profissional exemplar na Psicologia e Análise do Comportamento, áreas em que também atuo”, declarou a oradora.

 

A amiga ainda destacou o caráter íntegro da docente, a fidelidade científica, a criatividade e a habilidade em conceber e implementar procedimentos experimentais. A colega enalteceu também o companheirismo, a dedicação à formação de alunos e o compromisso com a população menos favorecida.

Elenice recebeu das mãos da reitora o título, em reconhecimento às décadas de trabalho dedicados à UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Emocionada, a outorgada agradeceu a presença e o apoio daqueles que contribuíram para sua trajetória. “Sempre ressaltei em minhas aulas que somos uma minoria privilegiada, já que apenas 17% dos brasileiros, com 25 anos ou mais, concluem a graduação, e menos de 1% possui doutorado”, afirmou em seu discurso.

 

“Refletir sobre isso me faz perceber o quanto fui privilegiada, especialmente por ter passado boa parte da vida fazendo o que amo e ao lado de pessoas especiais”, disse, com a voz embargada. Ela também lembrou a importância de sua base familiar, que lhe ensinou o valor da educação, “o maior bem que os pais deixaram”.

 

“Hoje é um dia de festa no nosso instituto! É uma imensa alegria participar deste momento de prestígio e merecida honraria. Elenice está diretamente ligada aos primórdios do curso de Psicologia da UnB e contribuiu muito para a excelência que alcançamos”, ressaltou a diretora do IP, professora Maria Inês Gandolfo.

 

“É inspirador ouvir a trajetória de uma pesquisadora tão bem-sucedida, pois ainda são poucas as mulheres que chegam ao topo da carreira acadêmica, devido aos grandes desafios. Quando a UnB concede um título como este, mostra à sociedade o valor do nosso trabalho. Por isso, toda a Universidade está em festa”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

 

Entre os presentes na comitiva da homenageada, estavam o filho Marcos Valle e o servidor aposentado Élson de Souza, Mérito Universitário da UnB. Também estavam presentes os professores Alessandra Albuquerque, da Universidade Católica de Brasília, e Márcio Borges, do UniCEUB. Além dos colegas do Instituto de Psicologia, professores Rachel Cunha, Josele Rodrigues, Jorge Castro e Laércia Vasconcelos.

 

VIVÊNCIAS – De família humilde, a menina de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, desbravou o mundo. Ao narrar sua história, ela contou aos presentes sobre a mudança para Brasília, em 1978, o doutorado na Europa e outros momentos de sua inspiradora trajetória.

Ao contar sua história, a homenageada relembrou o período da ditadura militar e os primeiros anos na Universidade, longe dos pais e dos oito irmãos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Elenice Seixas é graduada e mestra em Psicologia pela UnB, onde também iniciou a trajetória acadêmica no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento. Em 1987, começou o doutorado na University of Wales, College of Cardiff, no Reino Unido, investigando a análise do comportamento em aprendizagens complexas. Ao longo da carreira, realizou dois pós-doutorados, na University of Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos, e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Atuou como docente e pesquisadora no Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília de 1985 a 2016, e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) de 1991 a 2016, onde chefiou o departamento e o coordenou por duas vezes.

 

A atuação da docente também inclui a coordenação de funções administrativas e a supervisão de estágios e disciplinas na graduação e pós-graduação. Representou o Instituto de Psicologia no Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (Cepe) e editou periódicos na área de Psicologia.

 

Foi responsável por projetos de extensão voltados à alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem e construiu importante legado científico, com mais de 50 publicações, 32 orientações de dissertações e 10 orientações de teses de doutorado.

 

Aposentada desde 2016, ela continua a atuar como docente e pesquisadora voluntária do Departamento de Processos Psicológicos Básicos e do PPG-CdC. E é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino.

 

Confira a outorga de título de professora Emérita a Elenice Seixas Hanna, transmitida pela UnBTV: 

 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.