
A Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília (Secom) apresenta a campanha institucional de 2025, cujo objetivo é reforçar o papel central da UnB na resolução de desafios contemporâneos. Com o slogan Conhecimento em movimento, sociedade em transformação, a campanha lança um chamado à responsabilidade coletiva, à proatividade e à inovação e posiciona a UnB como pilar da construção de novos caminhos para a humanidade.
“A iniciativa mostra uma Universidade ciente do seu protagonismo local, nacional e global, como idealizadora, executora e parceira de ações na busca de um desenvolvimento democrático e sustentável”, destaca a reitora Rozana Naves.
O mote da campanha apresenta um mundo complexo e multidisciplinar, no qual o conhecimento precisa ser elaborado e aplicado de forma participativa. “Em todas as dimensões da justiça socioambiental, é dever da UnB transformar realidades individuais e coletivas, por meio da ciência, da inovação e da prática cidadã”, observa a reitora.
MATERIAIS DA CAMPANHA – A marca foi apresentada de maneira preliminar, em 17 de janeiro, durante a 520ª reunião do Conselho Universitário da UnB (Consuni). A partir de hoje, os materiais da campanha estão disponíveis para a comunidade universitária no site da marca (marca.unb.br), na aba downloads > campanha institucional.
No site estão variações horizontais e verticais da marca, assim como versões coloridas, monocromáticas e em contorno. No manual de identidade visual há orientações de uso.
Há também modelos de grafismos e fundos prontos para serem utilizados em peças para redes sociais e materiais de apoio como apresentações de PowerPoint, proteção de tela para computadores, banners e painel backdrop.
>> Acesse aqui o material da campanha institucional de 2025
DA IDEIA À MARCA – “Criar uma representação visual e um slogan que pudessem evocar ideias de integração, de participação e da dimensão transformadora do conhecimento. Essas foram as principais orientações do processo criativo da campanha”, resume Thiago Flores, secretário de Comunicação da UnB.
O processo de criação envolveu servidores técnico-administrativos da Secom, orientados por Marcelo Jatobá, designer e então coordenador de Comunicação Visual da secretaria. Houve também colaboração da Assessoria de Comunicação Institucional do Gabinete da Reitora (Ascom).
A marca foi inspirada na Fita de Möbius, um elemento criado em 1858 pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius. É a representação de um objeto não orientável, de única superfície, no qual não é possível identificar o começo, nem o fim; nem a superfície de baixo, nem a de cima. Tradicionalmente, é relacionada ao símbolo do infinito.
“Podemos tratar o conhecimento como uma evolução contínua, sem começo e nem fim determinados. Trata-se de um processo eterno: aprendizado, aplicação e transformação. Além disso, a fita, por ser uma superfície única, une “dentro” e “fora”, diferentes partes direcionadas para o mesmo objetivo”, explica o designer Marcelo Jatobá.
“A marca da campanha institucional 2025 firma o compromisso da UnB com a aplicação prática do conhecimento acadêmico; a formação de líderes e cidadãos engajados; a criação de soluções inovadoras para os desafios socioambientais e a promoção de visão integrada de desenvolvimento social”, frisa o secretário Thiago Flores.