DEMOCRACIA

Projeto da Faculdade de Comunicação reúne cineastas, designers e historiadores para criação de site e produção de documentários que vão contar histórias do parlamento brasileiro

População sobe cúpula do Senado em 1988: imagem da retomada da democracia estará em site e série de documentários produzidos pela UnB. Imagem: Acervo do Senado Federal

O Senado Federal completa 200 anos de existência em 2024. Professores e estudantes da Universidade de Brasília participam das comemorações com a criação de um website e a produção de dez documentários em curta-metragem sobre o parlamento brasileiro.

"É um projeto de suma importância para a UnB, que mantém longo histórico de colaboração institucional com o Senado. Vamos contar juntos, em linguagem contemporânea e com rigor histórico, histórias da democracia representativa no Brasil", afirma o professor da Faculdade de Comunicação (FAC) Marcelo Feijó, responsável por coordenar o trabalho de designers, cineastas e historiadores da Universidade.

O material produzido na Universidade ficará inicialmente hospedado em hotsite do Senado especialmente criado para o bicentenário, lançado nesta terça-feira (26). Entre o material audiovisual a ser apresentado já nos primeiros vídeos, há depoimentos inéditos, registrados há 15 anos, dos parlamentares Bernardo Cabral e Jarbas Passarinho.

Parlamentares aprovam Constituição de 1988: site e série documental vão contar histórias do Poder Legislativo. Imagem: Acervo do Senado Federal

Para a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter, o projeto é mais um exemplo de destaque para evidenciar as relações da academia com a sociedade. "A Universidade pode e deve estabelecer conexões e parcerias com as instituições brasileiras que asseguram espaços de diálogo em prol do desenvolvimento e da democracia do país. E apoiar a divulgação da memória do Poder Legislativo é tarefa essencial", ressalta.

Textos inéditos e exclusivos foram encomendados a intelectuais de renome, sob a coordenação do historiador e consultor do Senado Marcos Magalhães. Da UnB, participam do projeto Francisco Doratioto, Estêvão de Rezende e José Luiz Franco. Do time que vai contar histórias de constituintes e constituições, das ações e reações do Legislativo, fazem parte ainda Sebastião Rios e Luiz Sérgio Duarte, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Quadro de Debret mostra aclamação de Dom Pedro como imperador, em 1822: dois anos depois, a primeira Constituição brasileira seria outorgada. Imagem: Reprodução

"Neste projeto que promove interação entre a história do Legislativo e a realização de uma série documental para internet, temos oportunidade rara de explorar possibilidades estéticas na articulação de narrativas com conteúdo relevante sobre a democracia brasileira", explica Mauro Giuntini, diretor de cinema e docente da FAC, que divide com o professor Maurício Fonteles a produção dos documentários.

A coordenação pedagógica do projeto está a cargo de Célia Matsunaga, docente da FAC. "Junto com nossos estudantes, estamos empenhados em construir uma publicação eletrônica multimídia que vai interagir com a linguagem visual do Senado e se integrar ao relevante acervo de que eles dispõem. É um trabalho para ficar como referência para diferentes públicos, de todo o país, e que está intimamente relacionado com a cidade em que vivemos", diz Matsunaga.