COLABORAÇÃO

Instalação do Observatório das Migrações Internacionais tem como objetivo contribuir para monitoramento e análise dos fluxos migratórios no Brasil

A sala de migração é fruto da colaboração entre a UnB e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

A Universidade de Brasília e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inauguraram a Sala de Situação do Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra). Essa instalação, fruto de uma parceria entre a UnB e o MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), tem como objetivo aprimorar o monitoramento e a análise dos fluxos migratórios no Brasil. A cerimônia de inauguração, em 28 de agosto, no Pavilhão Multiuso II da UnB, também marcou o lançamento do Boletim da Migração do Brasil e da nova versão da plataforma DataMigra BI.

A reitora Márcia Abrahão destacou o compromisso da instituição com o tema das migrações. Ela lembrou que, em março, o Conselho de Administração (CAD) aprovou, por unanimidade, a isenção de taxas para serviços prestados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), como a revalidação de diplomas, para pessoas refugiadas no Brasil e/ou com visto humanitário. Além disso, a UnB é a instituição que coordena o Obmigra, que reúne informações sobre migrações e refugiados no Brasil, apoiando estudos e pesquisas científicas.

“Nossa atuação vai além da pesquisa e do ensino. Estamos também ajudando o Brasil a acolher aqueles que chegam ao nosso país. Precisamos ser solidários. O trabalho desenvolvido pelo Obmigra desde sua criação, em 2013, fez da UnB uma referência nacional no tema das migrações”, afirmou Márcia Abrahão.

O secretário Nacional de Justiça do MJSP, Jean Keiji Uema, reforçou que a Universidade de Brasília tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do país. “A UnB sempre representou, na história do Brasil, uma vocação universalista, de progresso e de atuação ampla, evidenciando a excelência da universidade brasileira.”

“Tenho certeza que, com a liderança acadêmica da Universidade de Brasília, vamos avançar e modernizar ainda mais a sala de situação, além de otimizar o Boletim da Migração do Brasil”, disse o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, que representou o ministro Ricardo Lewandowski.

ESPAÇO – A Sala de Situação é equipada com tecnologias avançadas que permitem aos usuários navegar pelo DataMigra BI e visualizar, de forma dinâmica, gráficos, tabelas e mapas em monitores sensíveis ao toque. Esse espaço oferece uma experiência interativa que facilita o monitoramento e a análise dos fluxos migratórios no Brasil.

A reitora Márcia Abrahão destacou o protagonismo da UnB com o tema das migrações. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

O professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e coordenador científico do Obmigra, Leonardo Cavalcanti, destacou que a nova instalação e a atualização da plataforma de monitoramento impulsionarão significativamente as pesquisas na área. “Hoje, damos um novo passo. Para quem trabalha com análises, isso é um paraíso. Podemos monitorar, mensalmente e com precisão, quem está no Brasil, quem se registrou, quem entrou pela fronteira, quem está no mercado de trabalho, em quais setores, quanto ganham e qual a diferença salarial entre homens e mulheres, por exemplo.”

O Boletim da Migração do Brasil, que será publicado mensalmente, fornecerá dados extraídos do DataMigra BI, que recebeu uma atualização. A plataforma agora inclui registros de migração, refúgio, mercado de trabalho e outras informações relevantes.

SOBRE – O Observatório é resultado do esforço do Estado brasileiro em garantir a transparência e o acesso democrático dos dados oficiais sobre migração e refúgio no Brasil com o máximo rigor científico. O Obmigra é uma plataforma de acesso a informações sobre migrações e refúgio no país, resultado do acordo de cooperação técnica vigente entre os principais gestores das bases de dados sobre migração e refúgio: MJSP, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a UnB.