ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Espaço vai reunir professores, estudantes da pós-graduação e pesquisadores da UnB e de outras instituições

Representantes da Faculdade de Educação, Administração Superior e do poder público participaram do lançamento. Imagem: Reprodução

 

Representantes da Faculdade de Educação (FE) lançaram, na última sexta-feira (05), o Observatório da Educação Básica (ObsEB), em cerimônia transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. A ideia do espaço é fomentar a construção e a partilha de saberes, experiências, projetos e pesquisas em rede, entre pesquisadores, professores da ponta, estudantes e outros profissionais da educação.

 

“O Observatório tem caráter democrático, participativo e dialógico entre as realidades da educação básica e da produção acadêmica. É um espaço de cooperação entre organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e instituições públicas nacionais. A perspectiva é promover articulações internacionais, que subsidiem políticas públicas no campo da educação”, disse Edileuza Fernandes Silva, uma das coordenadoras do projeto.

 

O ObsEB congrega professores da educação básica e superior; estudantes de graduação e pós-graduação; entidades representativas de discentes e docentes; profissionais da educação de redes pública e privada de ensino; entidades; associações e sindicatos interessados em questões relacionadas à educação.

 

Durante o lançamento, o desafio de colocar um projeto como este em prática durante a pandemia foi lembrado por muitas participantes. “Em um contexto adverso de país, pelas questões política e pela saúde pública, [os participantes do observatório] assumem um compromisso pela educação, sem nenhum recurso dos órgãos de fomento, só com a coragem e com a boa vontade”, ressaltou a diretora da FE, Liliane Campos Machado.

 

A decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, também esteve presente na cerimônia e relembrou o centenário de Paulo Freire. “O lançamento desse observatório se dá num momento emblemático, porque nasce no centenário do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire. O ObsEB articula-se exatamente com o que Freire nos ensina, pois se estrutura a partir do entendimento de que o conhecimento é produzido a partir da interação, da articulação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. O observatório tem essa marca. Tem a marca de Freire”, afirmou.

 

“Essa partilha de experiências, projetos e pesquisas com foco na educação básica é de extrema relevância e reforça a responsabilidade da UnB junto à sociedade. O observatório também vai fomentar a importante discussão sobre as políticas públicas na área de educação. Esse assunto será ainda mais crucial nos próximos meses e anos, como consequência da pandemia”, analisou a reitora Márcia Abrahão.

 

Além da UnB, participam do Observatório o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Secretaria de Educação do DF (SES-DF), a Câmara dos Deputados, o Sindicato dos Professores e outras organizações ligadas à educação.

 

>> Confira a cerimônia de lançamento:

 

Leia também:

>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Iniciativa da Engenharia Florestal ganha premiação internacional

>> Pesquisas da UnB são agraciadas no Prêmio Brasil de Economia

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.