ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Espaço vai reunir professores, estudantes da pós-graduação e pesquisadores da UnB e de outras instituições

Representantes da Faculdade de Educação, Administração Superior e do poder público participaram do lançamento. Imagem: Reprodução

Representantes da Faculdade de Educação (FE) lançaram, na última sexta-feira (05), o Observatório da Educação Básica (ObsEB), em cerimônia transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. A ideia do espaço é fomentar a construção e a partilha de saberes, experiências, projetos e pesquisas em rede, entre pesquisadores, professores da ponta, estudantes e outros profissionais da educação.

“O Observatório tem caráter democrático, participativo e dialógico entre as realidades da educação básica e da produção acadêmica. É um espaço de cooperação entre organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e instituições públicas nacionais. A perspectiva é promover articulações internacionais, que subsidiem políticas públicas no campo da educação”, disse Edileuza Fernandes Silva, uma das coordenadoras do projeto.

O ObsEB congrega professores da educação básica e superior; estudantes de graduação e pós-graduação; entidades representativas de discentes e docentes; profissionais da educação de redes pública e privada de ensino; entidades; associações e sindicatos interessados em questões relacionadas à educação.

Durante o lançamento, o desafio de colocar um projeto como este em prática durante a pandemia foi lembrado por muitas participantes. “Em um contexto adverso de país, pelas questões política e pela saúde pública, [os participantes do observatório] assumem um compromisso pela educação, sem nenhum recurso dos órgãos de fomento, só com a coragem e com a boa vontade”, ressaltou a diretora da FE, Liliane Campos Machado.

A decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, também esteve presente na cerimônia e relembrou o centenário de Paulo Freire. “O lançamento desse observatório se dá num momento emblemático, porque nasce no centenário do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire. O ObsEB articula-se exatamente com o que Freire nos ensina, pois se estrutura a partir do entendimento de que o conhecimento é produzido a partir da interação, da articulação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. O observatório tem essa marca. Tem a marca de Freire”, afirmou.

“Essa partilha de experiências, projetos e pesquisas com foco na educação básica é de extrema relevância e reforça a responsabilidade da UnB junto à sociedade. O observatório também vai fomentar a importante discussão sobre as políticas públicas na área de educação. Esse assunto será ainda mais crucial nos próximos meses e anos, como consequência da pandemia”, analisou a reitora Márcia Abrahão.

Além da UnB, participam do Observatório o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Secretaria de Educação do DF (SES-DF), a Câmara dos Deputados, o Sindicato dos Professores e outras organizações ligadas à educação.

>> Confira a cerimônia de lançamento: