SERVIDORES

Questionário on-line está disponível até 26 de junho

Pesquisa vai mapear condições de trabalho remoto de servidores da UnB. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

Servidores técnico-administrativos têm até 26 de junho para contribuir com a construção de caminhos para a retomada do calendário acadêmico da UnB (ainda não há uma data para isso). A pesquisa, elaborada pelo subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR) busca mapear as condições de saúde, socioeconômicas, de acesso à internet e familiaridade com tecnologias de comunicação e educação para fins de planejamento.

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário da UnB está no ar

“Precisamos entender diversas dimensões da possibilidade de trabalho remoto para técnicos, docentes e discentes. Então, o questionário aborda as características socioeconômicas dos membros da nossa comunidade. Questões relativas à saúde da pessoa e também sobre condições de trabalho no domicílio. Se a pessoa tem de fazer trabalho doméstico, se tem de cuidar de outras pessoas, se tem um local apropriado, por exemplo”, explica Lúcio Rennó, diretor do Instituto de Ciência Política (Ipol/UnB) e coordenador do subcomitê de Pesquisa Social do CCAR.

Decano de Gestão de Pessoas, Carlos Vieira Mota, explica que pesquisa poderá embasar tomada de decisões para o trabalho de servidores. Foto: Amália Gonçalves / Secom UnB

Um convite para responder à pesquisa foi enviado para o e-mail institucional dos servidores. Além disso, as perguntas também estão acessíveis em www.questionarios.unb.br.

É importante lembrar que os questionários diferem para cada perfil, por isso, ao ingressar no site, o usuário deve selecionar o seu perfil (estudante, professor ou técnico). O questionário demanda pouco tempo para ser respondido, algo em torno de três minutos.

MEDIDAS — O resultado do levantamento vai permitir um retrato da situação de trabalho dos servidores e orientar possíveis medidas para o retorno ao trabalho presencial, ou mesmo melhorias nas condições de trabalho remoto.

O decano de Gestão de Pessoas, Carlos Vieira Mota, explica que algumas medidas administrativas podem facilitar a realização do trabalho em casa por parte dos servidores.

“Temos servidores que efetivamente não têm condições adequadas em suas casas para trabalhar, como um computador, ou uma cadeira adequada, mas têm internet. Isso torna possível uma transferência de carga patrimonial, para que o servidor trabalhe em casa com o computador e a cadeira que utiliza em seu setor”, explica.

A pesquisa também deve ser respondida por professores e estudantes da Universidade, para ajudar a traçar as estratégias de retomada das atividades para cada setor.

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno das atividades acadêmicas em moto remoto

>> Pesquisa da UnB analisa influências da pandemia nos planos de viagens dos brasileiros

>> Grupo de pesquisa da ciência política cria mapa de iniciativas de combate à covid-19 no Distrito Federal

>> Estudo analisa a qualidade de vida de recuperados da covid-19

>> Pesquisa lança a luz sobre a relação da covid-19 com os diversos climas encontrados no Brasil

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário acadêmico da UnB está no ar

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

*Matéria editada em 23/6 para informar prazo de prorrogação até dia 26/6.