#8MUnB2022

Com participação de gestoras públicas, pesquisadora e ativista, evento frisou necessidade de implementar políticas de gênero e igualdade racial no país

Dificuldade de inserção das mulheres negras no mercado de trabalho foi debatida por convidadas do webinário. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O racismo contra mulheres negras pode assumir diversas frentes. Quer seja por injúria racial ou discriminação, este crime também dificulta a inserção em ambientes acadêmicos ou profissionais. Em meio a esse cenário, a Coordenação da Questão Negra (Coquen/DIV/DAC) promoveu, nesta quarta-feira (23), o webinário A vivência das mulheres negras no mercado de trabalho: acesso, oportunidades, pandemia e saúde mental. Transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube, a atividade integra o #8M2022 – programação comemorativa ao mês das mulheres na Universidade de Brasília (UnB).

 

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

 

O evento debateu a importância de implementar políticas de gênero e igualdade racial para o combate ao racismo institucional no país. Participaram a doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/UnB) Raíla de Melo Alves; a analista técnica de políticas sociais no Ministério da Cidadania Késsia Oliveira; a coordenadora-geral do Conselho de Promoção de Igualdade Racial do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Mariléia de Paula; e a ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno Joseane Lima. A mediação foi da diretora da Diversidade (DIV) da UnB, Susana Xavier.

 

Para Raíla de Melo Alves, doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania, é preciso considerar o racismo como um problema interseccional, isto é, que está estruturado junto a questões de classe, de gênero, de geração, de raça/etnia e de orientação sexual. Somente a partir desta perspectiva será possível combater o racismo contra mulheres negras no mercado de trabalho.

Raíla de Melo Alves apontou dados que reforçam a disparidade de renda de mulheres negras em comparação a homens brancos. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

“Falar de empoderamento econômico, para além de autonomia financeira, é falar sobre mulheres ocupando espaços políticos, espaço de decisão, espaços no mercado formal de trabalho. Para fazer isso, precisamos ter bastante atenção nas estratégias interseccionais que considerem as realidades entre o contexto histórico que deixam as mulheres negras em um ambiente mais inseguro”, afirmou. “Uma pesquisa recente da USP demonstrou que 705 homens brancos no país possuem renda superior a 33 milhões de mulheres negras. Só esse dado já comprova o nível de insegurança financeira e desemprego”, acrescentou Raíla.

 

Segundo a coordenadora-geral do Conselho de Promoção de Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, Mariléia de Paula, a dificuldade da mulher negra em se inserir nos ambientes acadêmicos colabora para o índice de desemprego. “Com o fim da escravidão, a mulher negra permaneceu trabalhando na informalidade, cuidando das tarefas do lar, sem acesso à educação, e consequentemente não alcançou o emprego formal. Com isso, a mulher enfrentou e até hoje enfrenta muitas dificuldades para a sua ascensão no mercado de trabalho. O estado precisa realizar políticas que garantam a igualdade de oportunidade de trabalho e igualdade racial”, concluiu.

 

De acordo com Késsia Oliveira, analista técnica de políticas sociais no Ministério da Cidadania, a alta demanda das mulheres negras nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) tem total relação com o racismo estrutural e a dificuldade na inserção no mercado de trabalho. “As mulheres negras são as que permanecem enfrentando maiores dificuldades na inserção no mercado de trabalho, isso significa maior insegurança de renda, e maior proximidade com a pobreza e extrema pobreza. Então essas mulheres tendem a recorrer à assistência social. Mais de 75% das beneficiárias do Suas são mulheres negras. No total de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 40% são mulheres negras”, ressaltou.

 

SAÚDE MENTAL – A saúde mental das mulheres negras também foi pauta do webinário. Na ocasião, as inscrições para 1ª Conferência de Saúde Mental da População Negra do DF e Entorno foram celebradas. O evento, que ocorre neste sábado (26), tem apoio do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRPDF). Segundo a ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno Joseane Lima. é preciso cuidar da saúde mental da mulher negra para contornar o desgaste emocional provocado pelo racismo.

 

“Para além do empobrecimento da nossa população, nós convivemos com o racismo. É um desgaste emocional que só quem já passou por outras violências sabe que paralisa. Nós estamos acompanhando o adoecimento da nossa juventude negra. Como a nossa juventude está encarando e tratando toda essa ofensiva?”, indagou.

 

PARTICIPE – Organizada pela Coordenação das Mulheres da Diretoria da Diversidade (Codim/DIV/DAC), a programação do #8MUnB2022 vai até o dia 31 de março e integra atividades diversas norteadas pelo debate sobre a Política de Igualdade de Gênero na UnB. Os eventos são abertos para todo o público interno e externo à Universidade. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A inscrição garante créditos de extensão aos participantes.

 

Confira o webinário:

 

Leia também:

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais 

>> A arte como espaço delas

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> Maternidade entre estudantes universitárias é tema de mesa-redonda do #8MUnB2022

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> UnB divulga primeira chamada do Vestibular 2022

>> Live discute desafios do retorno às atividades presenciais nas universidades

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> UnBTV abre espaço para o cinema candango

>> SBPC e UnB definem detalhes da 74ª Reunião Anual

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB publica edital para transferência facultativa e portador de diploma de curso superior

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave