EXCELÊNCIA

Equipe Ipê Consulting retorna laureada após participação na NIBS Worldwide Case Competition, na Irlanda

Estudantes relataram empenho e dedicação frente ao desafio e citam enriquecimento da bagagem internacional, com muita felicidade e animação. Foto: Arquivo pessoal

O melhor espírito de equipe. Assim o time Ipê Consulting, composto pelas alunas de Administração (ADM/Face/UnB) Ana Loise, Beatriz Santos, Joana Lima e Sarah Alkimim, foi reconhecido na 28ª edição da NIBS Worldwide Case Competition. A etapa final da competição reuniu equipes de 16 universidades de 10 países dos continentes americano, asiático e europeu, na Irlanda, em março.

A honraria Team Spirit Award (Prêmio Espírito de Equipe, em tradução livre do inglês) reconhece o grupo que demonstrou mais energia, espírito de comunidade, paixão e engajamento. Essa é a primeira vez que o Brasil alcança essa fase da disputa de alto nível, que testa habilidades de resolução de problemas, conhecimento cultural, comunicação e trabalho em equipe por meio de análise de casos empresariais desafiadores.

“Elas foram até o final e tiveram um desempenho bom, cumpriram o que se esperava e conseguiram participar da competição de forma adequada”, afirma o mentor e treinador da equipe, Bruno Honorato, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB).

Ele explica que a equipe respondeu às questões dos juízes com boa desenvoltura na língua inglesa. Ainda assim, pontua os desafios de adaptação à estrutura e ao formato de apresentação, além do alto nível de preparação dos outros times.

“A competição tem uma formatação e um conjunto de regras com os quais outros países competidores já têm mais experiência. Eles estavam mais preparados nesse sentido, porque fazem um trabalho preparatório de anos e, para nós, foi a primeira vez”, destaca o docente.

>> Relembre: Estudantes da Administração conseguem classificação inédita para competição internacional sobre negócios

“Fizemos o máximo com o que tínhamos. Estudamos com base em várias metodologias e aplicamos tudo lá. Se não tivéssemos feito essa preparação, não teríamos chegado tão longe”, revela Ana Loise. Ela conta que a equipe estudou durante as férias para ter base necessária para resolver os cases.

Equipe da UnB ganhou a honraria Team Spirit Award na competição. Foto: Arquivo pessoal

“Tivemos uma evolução grande e conseguimos ter notas mais altas do que outros times no segundo dia. O fato de que era nossa primeira vez, e que estávamos disputando com equipes que já conhecem a competição, demonstra que temos muita capacidade. Então, acho que o nosso desempenho foi ótimo”, pontua Joana Lima.

As estudantes também salientam a importância de eventos como o NIBS, que destaca habilidades como autonomia, trabalho em equipe, diversidade cultural, senso crítico e capacidade de resolução de problemas para a formação de profissionais capacitados.

“É difícil mensurar a relevância de um campeonato como o NIBS, que é o maior de resolução de cases do mundo e que tem a participação de tantas nações. Tivemos a oportunidade de desenvolver oratória, comunicação e networking. Tudo isso entrando em contato com problemas reais e falando outro idioma, que não o português", comenta Joana.

A visibilidade e a oportunidade de compartilhar a experiência também foram evidenciadas pelo grupo, sendo vistas como formas de divulgar os programas acadêmicos na área de Administração, além de incentivar outros estudantes a participar. A viagem também foi descrita como uma experiência enriquecedora profissional e pessoalmente.

COMPETIÇÃO – A NIBS Worldwide Case Competition oferece uma experiência única de aprendizado para estudantes de todo o mundo. Neste torneio internacional, equipes formadas por quatro estudantes de graduação enfrentam desafios reais de negócios, analisam casos empresariais e apresentam recomendações a painéis de gestores seniores.

A competição, que está em seu 28º ano, selecionou 16 equipes por meio de uma rodada de qualificação realizada em novembro. Os times finalistas se reuniram em março para uma semana de confrontos diretos, onde foram avaliadas habilidades de resolução de problemas, visão de negócios, comunicação e trabalho em equipe.

A competição destaca-se pelo foco nos desafios do ambiente global de negócios e pelo corpo de jurados formado por profissionais experientes do setor. O docente Bruno Honorato destaca a importância da participação da UnB em competições internacionais, especialmente para a internacionalização.

Segundo ele, a participação nesses eventos está ligada a acordos internacionais e a práticas que visam atrair visibilidade para a Universidade; oportunidades de pesquisa em colaborações com outros países; possibilidades de intercâmbio; e o desenvolvimento de cursos de extensão de curta duração.

“Existem acordos dentro dessa rede de internacionalização. Temos que ofertar disciplinas em inglês para atrair a visibilidade de universidades internacionais. A participação em eventos como o NIBS também ajuda a inserir a UnB no contexto internacional, pois possibilita o reconhecimento entre os pares e abre novas oportunidade, reforça.