COMUNIDADE

Primeira unidade do projeto da Editora está no RU do Darcy Ribeiro. Em breve, FD, FE e os campi de Ceilândia, Gama e Planaltina receberão pontos

Iniciativa da Editora UnB disponibilizou, inicialmente, cerca de 300 obras no RU do Darcy. Os livros são de autores da comunidade acadêmica e de escritores do mundo todo. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília inaugurou na sexta-feira (26) o projeto Estante Aberta, uma iniciativa para tornar a leitura democrática e acessível nos espaços de maior circulação da instituição. A primeira unidade do projeto está no Restaurante Universitário (RU) do campus Darcy Ribeiro, local em que transitam mais de 5 mil pessoas por dia. Foram disponibilizadas cerca de 300 obras pela Editora UnB (EDU). A estante é feita de madeira reciclada e o espaço inclui uma poltrona para leitura, doada pela Prefeitura da UnB.

“É um projeto de incentivo à leitura na UnB. Somos uma comunidade de quase 50 mil pessoas. Esta ação foi muito incentivada pela professora Denise Imbroisi, gostaria de registrar! Desde nossa primeira gestão, no final de 2016, que nós tínhamos como projeto fortalecer a divulgação científica, enfim, promover a ciência aberta”, disse a diretora da EDU, Germana Pereira.

A instalação promove o trabalho desenvolvido por pessoas da Universidade, além de oferecer acesso a obras diversas. “São livros predominantemente de autores da nossa comunidade, mas não apenas. Temos livros de pessoas do mundo todo aqui disponíveis”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Ela lembrou o caráter inovador da Universidade de Brasília, que desde a sua fundação conta com uma editora de livros. “Isso mostra que a UnB é, realmente, uma universidade que veio para fazer a diferença no país, como o nosso slogan em 2024 diz: Tamo junto pra fazer a diferença”, citou.

A reitora enalteceu o simbolismo da escolha do RU para receber a primeira instalação da Estante Aberta. “É um espaço pelo qual todos nós, eu, inclusive, que fui estudante da UnB, passamos. Aqui convivemos, namoramos, conversamos, conhecemos pessoas. É um prédio histórico e que fornece alimentação para toda nossa comunidade."

Germana Pereira, da Editora UnB, reitora Márcia Abrahão e Cristiane da Costa, do Restaurante Universitário, inauguram a primeira unidade do projeto Estante Aberta. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A diretora do Restaurante Universitário, Cristiane da Costa, contou que o RU tem um histórico de colaborações com a Editora UnB, com campanhas de doação de livros e agasalhos.

“A gente ficou muito feliz de ser o primeiro local a receber essa iniciativa. O restaurante é um lugar de grande circulação e está sempre à disposição para esse tipo de parceria”, afirmou. “Para além da alimentação, os usuários podem permanecer várias horas fazendo outras atividades durante o funcionamento do RU”, completou.

A proposta é colaborativa. Permite que os usuários peguem os livros emprestados e realizem doações. A intenção é que a própria comunidade contribua para a estante, mantendo-a abastecida. A Editora UnB faz a primeira contribuição e outras contribuições posteriores, a depender da disponibilidade de livros. “Se você se apaixonar por um livro, pode ficar, mas traga um outro para colocar no lugar, para outra pessoa poder ler”, brincou Germana.

Serão instaladas estantes nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, além da Faculdade de Direito (FD) e da Faculdade de Educação (FE), no Darcy Ribeiro. A Prefeitura irá reformar e disponibilizar mais poltronas para os espaços. As estantes instaladas no RU faziam parte do mobiliário do antigo Centro de Vivência da EDU, que passou por reforma em 2023, e agora estão sendo reutilizadas pelo projeto.