A Semana Universitária (Semuni) começa na próxima segunda (21) de um jeito muito diferente. O que normalmente é um momento de encontros presenciais entre professores, servidores, alunos e comunidade em geral, tornou-se uma aposta na interação virtual. Pela primeira vez, toda a programação do evento será on-line.
De 21 a 25 de setembro, serão mais de mil atividades, e quase 700 delas acontecem ao vivo. Por conta do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, a 20a edição da Semuni terá webinários, apresentações culturais, oficinas e outras ações transmitida através de quatro canais no YouTube: Extensão UnB, UnBTV, Semana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02.
Como aconteceu nas últimas edições, cada unidade apresentou uma proposta única incluindo atividades elaboradas por docentes, técnicos e estudantes, além da comunidade externa. As programações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da UnB podem ser acessadas no site do Decanato de Extensão (DEX).
>> Confira a programação completa da Semuni
“A Semuni é um programa estratégico protagonizado pelo DEX, mas é uma construção de toda a Universidade. Ainda que estejamos vivendo um momento de muita dificuldade, a Semana Universitária materializa-se como uma expressão do compromisso da universidade pública com a sociedade. Todas as unidades semobilizaram para garantir que essa semana acontecesse, a despeito de todas as dificuldades que estamos enfrentando”, destaca a decana de Extensão da UnB, professora Olgamir Amancia.
VARIEDADE – O Instituto de Química (IQ), por exemplo, tem mais de 50 mini atividades inscritas, o Instituto de Artes (IdA), mais de 80, e a Faculdade UnB de Ceilândia (FCE/UnB), quase cem. Essas programações incluem oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa, entre atividades gravadas e ao vivo.
“Foi uma surpresa, nós não esperávamos alcançar um número tão alto de ações, até porque estamos realizando o evento em um modelo radicalmente diferente do que estávamos acostumados”, diz a decana. “Está sendo um desafio gigantesco, mas uma grande oportunidade de aprendizado.”
A organização da Semuni foi inspirada em eventos de outras universidades federais, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Mesmo nesse momento sensível de muitas adaptações no ambiente acadêmico, conseguimos nos conectar e construir juntos uma proposta inovadora e com muita qualidade", diz Luís Henrique Menezes, servidor do DEX. Ele participou da organização do evento e trocou experiências com servidores que organizaram o Festival do Conhecimento, da UFRJ.
"Teremos transmissões ao vivo pelo YouTube e qualquer pessoa que tiver um dispositivo com acesso à internet poderá assistir e participar por meio dos chats da plataforma. Esse é um grande diferencial em relação ao formato físico. A universidade estará nas mãos das pessoas, nas suas casas, sendo apresentada em escala global, e essa experiência só reforça o caráter primordial do evento que é a democratização do conhecimento e o fortalecimento da educação pública de qualidade", comemora o servidor.
>> Leia também: Palestra de Noam Chomsky abre Semana Universitária 2020
INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Todas as atividades ficarão disponíveis nos canais do YouTube para o público, mas para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e atestar sua frequência.
Para se inscrever, é necessário acessar o módulo de extensão do SIGAA e realizar o cadastro, informando os dados solicitados. O cadastro feito no módulo de matrícula não é suficiente. Após realizar a inscrição na atividade principal, clicando no ícone “quebra-cabeças” é possível acessar a lista de atividades, e se inscrever nas miniatividades, incluindo minicursos, palestras e oficinas. O participante poderá acompanhar o status da sua inscrição ao clicar em “Página Inicial” e acessar o menu “Meus Cursos e Eventos”. Confira o passo a passo.
Para a avaliação de frequência na atividade, os coordenadores das atividades foram instruídos a indicar na descrição do vídeo o link rápido para preenchimento de formulário ou orientar os participantes como comprovar a participação na ação desenvolvida. Caso o participante não encontre essa indicação no vídeo, deverá entrar em contato com o coordenador e informar a situação.
Após o período da Semuni, as atividades continuarão disponíveis para acesso no YouTube, mas não será possível realizar inscrição. Serão certificados apenas aqueles participantes que se inscreverem durante o prazo estabelecido e que comprovarem a participação/frequência por meio de registro indicado pelo coordenador da atividade.
Leia também:
>> Palestra de Noam Chomsky abre Semana Universitária 2020
>> 18ª edição do Boletim Coes traz novos dados sobre a pandemia de covid-19
>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital
>> Iniciativa entrega cartas solidárias a trabalhadores de cemitério
>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais
>> Do físico ao virtual: Casa Niemeyer encerra exposição Triangular
>> Projeto quer identificar grupos populacionais com menos acesso à informação sobre a covid-19
>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica
>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus