A 20ª Semana Universitária (Semuni) chega ao fim na próxima sexta-feira (25). O encerramento das mais de mil atividades da programação vai acontecer às 15h, em webinário com o tema O Estado democrático na construção de um país mais justo e igualitário. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da UnBTV no YouTube.
O economista e escritor Eduardo Moreira, a socióloga e pesquisadora Sabrina Fernandes, que está à frente do canal de divulgação científica e política no YouTube Tese Onze, e a historiadora, cientista política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloísa Starling serão os palestrantes da atividade.
>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária
Por conta da pandemia de covid-19, pela primeira vez a Semuni é realizada totalmente on-line, com ações em quatro canais no YouTube: Extensão UnB, UnBTV, Semana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02. Todas as atividades foram propostas pelas unidades acadêmicas e administrativas da UnB, com o envolvimento de estudantes, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa.
A programação de encerramento e de todo o evento pode ser acompanhada livremente, mas é preciso estar inscrito no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGAA) para receber certificado (clique para saber como).
Para uma prévia do webinário desta sexta-feira (25), a Secretaria de Comunicação (Secom) conversou com o palestrante Eduardo Moreira sobre as questões que ele pretende abordar durante a atividade. Confira:
Quais são suas expectativas para o encerramento da Semana Universitária?
Minha expectativa é de que a gente esteja celebrando um conjunto de encontros que tenha sido importante para colocar todo mundo alinhado na mesma página e vibrando junto, nesse movimento, contra o desmonte que está acontecendo no país. Mais do que nunca, a gente tem que ter essa capacidade de coesão na defesa da democracia brasileira e da nossa possibilidade de debate, de discutir os futuros do país.
Como pretende discutir a temática proposta?
A gente vai conversar sobre como desmontar essa bomba da concentração de renda e qual papel o Estado e a iniciativa privada têm nisso. Então, a ideia é a gente tornar, de maneira muito clara, esses papéis compreensíveis às pessoas que estarão nos assistindo.
Em sua opinião, qual é a importância de discutir o Estado democrático e um país mais igualitário neste momento político que o Brasil vive?
Acho que não é mais uma questão de ser importante ou não, é uma questão de sobrevivência. O que nos aguarda é o caos: um caminho que vai concentrar cada vez mais renda. A revista Forbes mostrou que, no ano passado, os ricos acumularam mais de R$ 300 bilhões. São 200 e poucas pessoas que são os bilionários do país, enquanto os mais pobres continuam ficando muito mais pobres. Isso é absolutamente insustentável e vai terminar num caos, com consequências absolutamente imprevisíveis, mas certamente catastróficas.
Leia também:
>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni
>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional
>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line
>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde
>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos
>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital
>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais
>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica
>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus